USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

IQSC abre vaga para formação de gestor acadêmico

Programa tem como pré-requisito o título de doutor e oferecerá bolsa de R$ 8.479.20

O Departamento de Físico-Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP está com inscrições abertas para a formação de gestor acadêmico com título de doutor nos Laboratórios dos Grupos de Eletroquímica – coordenado pelo professor Edson A. Ticianelli – e de Química Orgânica de Sistemas Biológicos – que tem coordenação do professor Roberto Berlinck. A vaga é única e irá promover treinamento em atividades de gestão acadêmica de projetos de pesquisa. Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de janeiro

A chamada requer, necessariamente, que o (a) candidato (a) tenha graduação, mestrado e doutorado na área de Química, com preferência em Físico-Química ou Química Orgânica. É desejado que os participantes tenham experiência prévia em pós-doutorado, mas não é requisito obrigatório. A bolsa terá valor de R$ 8.479.20, com jornada de trabalho de 40 horas semanais durante o período de 12 meses – com possibilidade única de renovação por mais 12 meses.

Entre as atribuições, o bolsista deverá cuidar do controle de compra e estoque de materiais, tanto no mercado nacional como no do exterior; comunicação e interação com empresas do âmbito privado para eventuais parcerias; supervisão na elaboração e entrega de relatórios e prestação de contas de projetos e bolsas, via sistema GIP, SAGE e Plataforma Carlos Chagas; coordenação e documentação de seminários, discussões e colaborações presenciais e remotas entre os grupos de pesquisa, nacionais e internacionais; coordenação de iniciativas de divulgação dos resultados de pesquisa para públicos especializados e gerais, nacionais e internacionais; elaboração da estrutura esquemática dos planos de gestão de dados dos grupos; e a implantação e elaboração de tutoriais para alunos e pesquisadores ingressantes nos grupos. 

Para realizar a inscrição, os interessados devem enviar o currículo para rgsberlinck@iqsc.usp.br ou edsont@iqsc.usp.br, com especificação da área de atuação em Química, bem como uma carta de apresentação e duas cartas de recomendação. Para mais detalhes sobre a descrição do programa, acesse a resolução disponibilizada pela USP.

Por Fabrício Santos, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP