Dia Mundial do Café: a Química entre o café e a xícara

Uma xícara de café quentinha e aconchegante, começa o dia de muitas pessoas; outras preferem a bebida no “café da tarde”; outros, que nem provam a bebida, gostam do seu aroma. Fato é que durante os processos de torrefação e preparo, ocorrem reações químicas complexas que afetam a qualidade, o sabor, o aroma e a cor do café, o que torna a bebida especial e uma das mais consumidas no mundo.

Para comemorar o Dia Mundial do Café – 14 de abril, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) realiza um evento presencial, com transmissão on-line, onde inicialmente será apresentada a ênfase em Química de Alimentos do curso de Bacharelado em Química. Em seguida, ocorrerá uma palestra sobre a Química do Café com a Sra. Camila Arcanjo (Sindicafé-SP), que trará informações sobre produção, processamento, industrialização e o serviço de preparo da bebida para o consumidor, com foco nos conceitos químicos envolvidos e pesquisas realizada em cada etapa do processo. A participação é aberta aos interessados, gratuitamente e também será transmitida on-line. A comemoração termina com a degustação de cafés pelos participantes presentes.

“Não perca esta oportunidade de aprender mais sobre uma das bebidas mais populares e amadas do mundo”, afirma o professor Dr. Eduardo Bessa Azevedo (IQSC-USP), Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária que organiza o evento.

Da Química ao café

A Química está presente no café muito antes do grão ser moído:
– na análise do solo – para garantir todos os minerais necessários para o plantio;
– nos cuidados necessários para o crescimento saudável da planta até a produção do grão – o que envolve correto uso de adubos e defensivos agrícolas e qualidade da água usada na plantação;
– na análise química do produto colhido para avaliar e garantir a qualidade do café e identificar a presença de possíveis contaminantes ou adulterantes, o que pode ocorrer inclusive durante o transporte e armazenamento inadequados.

Além da bebida, o café também é usado no preparo de: sorvetes, bolos, tortas, sobremesas, marinadas, em inúmeras receitas, por ser um ingrediente versátil e de sabor e aroma únicos.

Por ser consumido mundialmente, o café é parte importante da cultura e economia de muitos países.

Química de Alimentos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Assim como exemplificamos com a produção e preparo do café, a Química está presente em toda a cadeia produtiva de alimentos: agricultura, pecuária, pesca, processos industrializados ou produção caseira, bem como no transporte, armazenamento e distribuição de produtos.

A produção e consumo de alimentos nutritivos para todas as populações e a redução dos impactos ambientais no processo (terra, água e ar) têm um papel importante no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela ONU.

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) possui diversos profissionais com conhecimento da Química de bebidas e alimentos.

Nesse contexto, o curso de Bacharelado em Química do IQSC-USP oferece a ênfase em “Química de Alimentos”, com o propósito de formar profissionais capazes de influenciar e melhorar padrões de qualidade, segurança e nutrição, implementando alterações tecnológicas com fundamento científico, além de interagir com outros profissionais de formação complementar.

– “Me dá um cafézinho, por favor!”

Evento comemorativo: palestra e degustação
“O que o Dia do Café tem a ver com a ênfase em Química de Alimentos do IQSC-USP”
14/04/2023 (sexta-feira) – 16h às 18h
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” – térreo do edifício Q1
Transmissão pelo canal do IQSC no Youtube .
Inscrições para o evento presencial: clique aqui.
Contato: ccex@iqsc.usp.br – escreva no assunto “Dia do Café”