Conheça os contemplados com o Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa – edição 2022

O Instituto de Química de São Carlos fará a entrega da edição 2022 do Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa, no dia 18 de dezembro de 2023, durante sessão aberta da Congregação. A cerimônia é aberta aos interessados e também será transmitida pela internet.

Os contemplados foram:
Primeiro lugar – Prêmio: Juarez Lopes Ferreira Da Silva
Segundo lugar – Menção Honrosa: Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza
Terceiro lugar – Menção Honrosa: Elisabete Moreira Assaf

Os contemplados

Juarez Lopes Ferreira Da Silva coordena o Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano) e lidera a divisão de Ciência Computacional de Materiais e Química do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE).

Também foi contemplado com o Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa – edições: 2017 (terceiro classificado), 2018 (segundo), 2020 (terceiro) e 2021 (primeiro).  Também contemplado com o segundo lugar no Prêmio de Excelência em Docência de Graduação edição 2019.

Em 2020, em artigo publicado pela PLOS Biology, foi incluído entre os 100 mil pesquisadores mais influentes no mundo, o que ocorreu novamente em 2021, 2022 e 2023, com melhora na classificação.

Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza coordena o Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA).

Possui 7 processos de patente já concedidas e outras duas já depositadas e recebeu o Prêmio Inventores na categoria Patente Concedida, outorgado pela Agência de Inovação INOVA-UNICAMP, por dois anos consecutivos (2016 e 2017).

Também foi contemplado com o Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa nas edições de: 2013 (segundo classificado), 2014 (terceiro), 2015 (primeiro),  2016 (primeiro), 2019 (primeiro) e 2021 (segundo).

Elisabete Moreira Assaf coordena o Grupo de Reatores Químicos e Catálise Heterogênea e Coordena o Polo São Carlos do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da USP.

Possui patente depositada.

Também foi contemplada com o Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa nas edições: 2011 (segunda classificada), 2012 (primeira), 2013 (terceira) e 2016 (terceira).

O Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa

A métrica do prêmio é a somatória do fator de impacto das publicações nacionais e internacionais realizadas por cada pesquisador da unidade, no ano correspondente à edição do prêmio. O fator de impacto de um periódico é gerado a partir do número médio de citações que os artigos publicados naquela revista científica receberam no ano anterior; em outras palavras, quanto maior o índice de impacto, maior a relevância da publicação.

Além da placa alusiva ao primeiro colocado e diplomas de menção honrosa aos segundo e terceiro classificados, os contemplados recebem, respectivamente, R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1 mil, do orçamento da unidade, para apoio em atividades do Grupo.

Agende:
Cerimônia de Entrega do Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa – edição 2022
Sessão aberta da 225a reunião da Congregação
18/12/2023 – 08h30 – anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” do IQSC-USP
Aberto aos interessados.
Transmissão pelo canal do IQSC no Youtube.