Colóquios do IQSC: solventes eutéticos naturais – estratégia para o consumo e a produção responsáveis

A série Colóquios do IQSC tem caráter informal e propõe o livre debate sobre a atividade de pesquisa dos cientistas do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). Neste contexto, a próxima edição, que acontece na sexta-feira (16/6) tem como palestrante o professor Stanislau Bogusz Junior.

O tema abordado é a principal linha de pesquisa do professor, que “concentra-se na síntese e caracterização físico-química de solventes eutéticos naturais profundos (NADES) e suas aplicações como solventes verdes e ambientalmente amigáveis para: a extração de compostos bioativos de resíduos agroindustriais, como agentes plastificantes em polímeros naturais, na obtenção de novas fontes de proteínas de origem vegetal (plant-based proteins) e na substituição dos solventes orgânicos normalmente empregados no preparo de amostras para análise química”, informou.

A pesquisa se relaciona com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, que no seu item 12 “destaca a necessidade de, até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos químicos por meio da substituição, redução, reciclagem e reuso, a fim de minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente”, complementa o pesquisador.

Stanislau Bogusz Junior atua junto ao Grupo de Química Inorgânica e Analítica do IQSC-USP, na área de Química de Alimentos (uma das ênfases do curso de Bacharelado oferecido pela unidade). Tem Ph.D. em Ciência de Alimentos pela UNICAMP e pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade da Califórnia (UC-Davis – EUA), instituição com a qual o grupo de pesquisa tem fortes colaborações de pesquisa.

Agende
“Síntese, caracterização e aplicações de solventes eutéticos naturais profundos como estratégia para o consumo e a produção responsáveis”
Prof. Dr. Stanislau Bogusz Junior (IQSC-USP)
16/06/2023 (sexta) – 16h