Aluno: curso capacita para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos e/ou soluções, utilizando a Internet das Coisas

No período de 27 de fevereiro a 31 de março de 2023, o campus USP de São Carlos recebe o HackaTruck MakerSpace Serviços Cognitivos, projeto que incentiva e reforça a vocação em tecnologia, capacitando alunos de graduação e de pós-graduação do campus USP de São Carlos, independente do curso, para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos e/ou soluções utilizando as tecnologias mais atuais de Internet das Coisas (IoT) e de serviços cognitivos em nuvem.

Para participar é necessário um conhecimento inicial, que é oferecido gratuitamente e sem limite de vagas, através de um curso EAD, que inclui lógica de programação, orientação a objetos, Swift, JavaScript e RESTful APIs. As aulas estão gravadas e podem ser assistidas no horário disponível. Para participar, é necessário inscrever-se até o dia 12 de fevereiro (domingo).  O curso deve ser realizado até 16 de fevereiro de 2023.  Não há limite de vagas.  A etapa EAD é classificatória para a etapa presencial e as provas devem ser concluídas até o dia 16 de fevereiro. Cada prova pode ser realizada até duas vezes, sendo que a nota válida não será a melhor delas, mas a da última tentativa.

A parte prática é realizada no laboratório móvel, o HackaTruck MakerSpace Serviços Cognitivos. Nesta etapa as vagas são limitadas a 56 participantes (28 para o período da tarde e 28 para o período da noite). A capacitação dessa etapa abrange programação Swift, IoT e aplicação dos conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.

Cada etapa dá direito a certificado de participação, se cumpridas as exigências para o aproveitamento do conteúdo. Além das vantagens oferecidas pela capacitação, os participantes da etapa presencial “poderão verificar junto à CoC de cada curso o aproveitamento dos créditos para Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) e aproveitamento de estudos para o período de atividades no caminhão”, informa o professor Maximiliam Luppe (EESC-USP).

O projeto é executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado e patrocinado pela IBM Brasil e Flex. Em São Carlos conta com o apoio da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP).

Saiba mais no site e assistindo o vídeo.

até 12/02 – inscrições no curso EAD
de 12 a 16/02 – realização do curso EAD
16/02 – data limite para realização das provas classificatórias
27/02 a 31/03 – atividades práticas no laboratório móvel

Capacitação EAD
A capacitação à distância pode ser oferecida a outras pessoas que se identifiquem com as áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e que estejam interessadas em atualização técnica.

Código Promocional
O código promocional para fazer a inscrição é USPSCARLOSHT22.