Adaptando bioprodutos para atender às necessidades humanas: uma abordagem de engenharia de processo

Gel alimentício impresso em 3D - Fotos: Cedidas pelos pesquisadores

Os alimentos apresentam uma estrutura biológica complexa, uma composição química intrincada e propriedades distintas, que se manifestam de forma dinâmica durante o processamento, armazenamento e interação com o corpo humano. Além de seu papel nutricional, os alimentos também são fontes de bioprodutos que podem ser empregados na produção de diversos ingredientes industriais, conferindo-lhes uma atratividade significativa como biomateriais sustentáveis.

Pedro Augusto – Foto: Reprodução/ResearchGate

As afirmações são do pesquisador Pedro Esteves Duarte Augusto, Professor Titular da Université Paris-Saclay, CentraleSupélec, atuando no Centre Européen de Biotechnologie et de Bioéconomie (CEBB), campus de Pomacle, França, como Vice-Diretor da Chair of Biotechnology, que profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), na próxima quinta-feira (10/8).

“A conferência apresentará algumas abordagens de engenharia de processo para adaptar produtos alimentícios a satisfazer as necessidades humanas. Diferentes tecnologias tradicionais e emergentes serão descritas para melhorar ambos os processos (processamento mais rápido, reduzindo o impacto ambiental) e produtos (aumento da estabilidade, nutrição, sensorial, bem-estar, personalização), envolvendo tanto produtos alimentícios para serem consumidos, quanto utilizados como bioprodutos para a indústria. Ênfase será dada aos relacionamentos estrutura-processamento-propriedades”, acrescenta.

Cooperação científica

A palestra integra a programação da visita do pesquisador junto ao Grupo de Fotoquímica do IQSC-USP. A pesquisadora Bianca Chieregato Maniglia com quem o professor possui trabalho e publicação conjunta, informa que “trata-se de uma visita financiada pelo nosso projeto CAPESP-COFECUB [Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil]”.

Acesse o artigo “Gel impresso em 3D pode ser opção para pessoas com dificuldade de ingerir alimentos” e saiba mais.

Agende
“Tailoring bioproducts to achieve human necessities: a process engineering approach”
10/08/2023 – quinta-feira, 14 h
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” – térreo do edifício Q1
O seminário será proferida em português.
Inscrições no site do IQSC

por Sandra Zambon/Comunicação IQSC