Dia Mundial dos Materiais: a importância da pesquisa de novos materiais

A primeira quarta-feira de novembro comemora o Dia Mundial dos Materiais, que destaca a importância dos diversos materiais para a sociedade e para a economia. À medida que a demanda por soluções eficientes, tecnologicamente avançadas e sustentáveis aumenta, a pesquisa de novos materiais torna-se crucial. Numa abordagem multidisciplinar, profissionais exploram propriedades únicas dos materiais para melhorar tecnologias existentes e inaugurar novas possibilidades que consideram todos os aspectos relevantes da questão, resultando em respostas mais completas e eficazes que afetarão várias áreas da vida cotidiana.

A pesquisadora atua no Grupo de Biopolímeros e Fotoquímica do IQSC-USP. Foto: acervo da pesquisadora.

A professora do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), Carla Cristina Schmitt Cavalheiro,  abordará o tema em evento gratuito e aberto aos interessados. A palestra será presencial e também  transmitida através do canal do IQSC no Youtube.

O curso de Bacharelado em Química do IQSC-USP oferece a ênfase “Química de Materiais”, que também será apresentada. “O profissional formado nessa ênfase terá a devida iniciação à investigação e ao conhecimento de métodos experimentais modernos e essenciais para o estudo e desenvolvimento industrial de processos de produção, transformação e proteção de materiais”, informa o site da graduação onde podem ser obtidas mais informações.

O evento comemora o Dia Mundial dos Materiais e é organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), através da professora Dra. Maria Olímpia de Oliveira Rezende, Vice-Presidente da Comissão em exercício da Presidência.

Agende:
“Tecnologia em Evolução: O Papel Crucial da Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Materiais no Forjar do Futuro”
Profa. Dra. Carla Cristina Schmitt Cavalheiro (IQSC-USP)
29/11/2023, 16h
anfiteatro “Prof. Milan Trsic” do IQSC (último piso superior do edifício Q1)
Presencial e ao vivo no canal do IQSC no Youtube
Inscrições: no site do IQSC