Pesquisadores russos proferem seminário no IQSC-USP

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) recebe, no dia 21 de setembro de 2022, pesquisadores do Laboratório de Espectroscopia Teraherts do Moscow Institute of Physics and Technology (National Research University), na Russia, que proferem seminários presenciais, em inglês, no anfiteatro B (último piso do edifício Q1 do IQSC):

Liudmila Alyabyeva explica que “a interação da matéria condensada com a radiação eletromagnética está no cerne de quase todas as tecnologias importantes em nossas vidas”. As ferritas hexagonais, já utilizadas no mercado magnético, têm despertado “uma grande atenção da comunidade científica por suas propriedades de terahertz recém-descobertas e notável sensibilidade das características funcionais à composição química”, complementa.

Durante o seminário, Liudmila fará “uma discussão sobre um rico conjunto de processos com diferentes naturezas que se manifestam na escala de frequência ultra-ampla de 14 décadas desde a faixa de rádio de unidades de hertz até o infravermelho próximo”, resume. Acrescenta que “explicaremos os mecanismos de todos os fenômenos observados com modelos propostos.”

Konstantin Motovilov explica que “a água é reconhecida agora como o fator chave que controla a estrutura e propriedades dos sistemas bioorgânicos. Ao mesmo tempo, o conjunto de métodos que permitem monitorar o estado das moléculas de água e a dinâmica dos prótons no material estudado é relativamente limitado”.

O seminário discutirá “os últimos resultados sobre a dinâmica coletiva de moléculas de água e cátions de prótons aquosos na interface de vários sistemas bioorgânicos (melanina, albumina sérica, citocromo c, filamentos bacterianos de bactérias eletrogênicas Shewanella oneidensis) obtidos usanto THz-IR óptico, espectroscopia e espalhamento inelástico de nêutrons sob condições de controle cuidadoso do nível de hidratação”. (tradução livre)

A atividade é coordenada pelo Prof. Dr. Daniel Rodrigues Cardoso, Presidente da Comissão de Pesquisa.

Inscrições: clique aqui.
Contato: copesq@iqsc.usp.br