Orquídeas colorem os caminhos do IQSC

Quem passa pelos caminhos arborizados do IQSC já observou as flores que dão um colorido especial e exótico aos troncos das árvores: são as orquídeas do IQSC.

Luiz Antônio Abondancia, funcionário da Central Analítica, que planta as mudas e cuida delas com carinho, explica: “Comecei em meados de 2019 a pedido da Sra. Lia [Clélia Dimário, funcionária da biblioteca] para colocar uma orquídea dela em uma das árvores” e lembra que antes dessa, já havia um exemplar plantado pela professora Carla Cavalheiro. Depois que a planta floriu “me encantei e passei a trazer outras”.

A ideia encantou admiradoras da planta, que passaram a trazer exemplares, como as professoras Eny Vieira e Ana Plepis e as funcionárias Wilneide Maiorano e Maria Julieta da Conceição, ambas da biblioteca. Além das doações, Luiz investe recurso próprio na aquisição de exemplares novos e diferentes e já plantou 60: “Há uma que produz uma flor branca, menor que a unha do meu dedo”.

Além das orquídeas, Luiz conta que tem uma composteira onde germina outras sementes que depois ele replanta ou doa para seus colegas. “Vale a pena ajudar a natureza a ficar ainda mais bonita”, ressalta.

A iniciativa é apoiada pela Diretoria da Unidade e quem desejar pode contribuir com exemplares.

Contato: l.a.abondancia@iqsc.usp.br