IQSC inaugura série de palestras: Colóquios do IQSC

Com o intuito de abordar expectativas mútuas da comunidade do IQSC, os Colóquios do IQSC serão uma nova frente de palestras e seminários dos nossos docentes para todos, num estilo informal, de forma a privilegiar o livre debate sobre a atividade de pesquisa.

Os Colóquios do IQSC têm como objetivo precípuo a compreensão e a experiência de pesquisa no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC/USP). Visa, portanto, a criação de uma obra de tremenda variedade de temas para que, além do eventual estabelecimento das interfaces da química como ciência central, seja capaz de estimular o conhecimento da natureza via uma variedade de fenômenos físicos e biológicos em que a ponte é a química. A conexão das ciências físicas com as biológicas dá-se pela química que ajuda a tomar decisões informadas com conhecimento embasado e esclarecido.

Moldar a geração de cientistas da química com seus programas, desempenha um papel essencial para ajudar a sociedade a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, muitos dos quais em pleno desenvolvimento no IQSC.

Os Professores do IQSC estão convidados para esta ocasião comemorativa marcada pelo trabalho acadêmico e científico via pensamento criativo de pesquisadores emergentes e estabelecidos em todas as áreas de atuação do IQSC.

É com enorme alegria que a Diretoria do IQSC convida todos e em especial a comunidade do IQSC, para a abertura dos Colóquios do IQSC com a palestra que será proferida pelo Prof. Marcelo Gehlen:

CONTANDO MOLÉCULAS: UMA JORNADA NO TEMPO E NO ESPAÇO
Por Marcelo Henrique Gehlen

Neste seminário serão discutidos alguns dos métodos simples e práticos que permitem a contagem discreta de moléculas formadas a partir de reações catalisadas por molécula/átomo/íon/nanopartícula. Neste particular, a cinética química se transforma da clássica observação de variação de concentração para um processo discreto de contagem de moléculas que em princípio leva aos mesmos resultados da análise macroscópica, tendo, porém, a vantagem do uso ultra reduzido de reagentes e catalisadores e seu controle espacial. Sua aplicabilidade atinge diversos tipos de reações térmicas, fotoquímicas, eletroquímicas bem como enzimáticas.

Data: 20 de dezembro de 2022 (terça-feira)
Local: anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” do IQSC (térreo do edifício Q1)
Inscrições: clique aqui.