“Fala PET” – episódio fala sobre as ISTs

Já ouviu falar de ISTs?
Sabia que as ISTs são assintomáticas?

O sexto episódio discute as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), termo adotado desde 2016 em substituição ao DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis.  Bárbara Bernardino, aluna do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) e bolsista PET – Programa de Educação Tutorial, conta como o tema foi escolhido: “Dia 01 de dezembro é o dia nacional da conscientização e prevenção respeito do HIV/AIDS e de outras infecções sexualmente transmissíveis, por conta disso, o episódio do mês de dezembro do Fala PET aborda os cuidados que podemos ter em relação às ISTs.”.

Além de esclarecer o motivo da mudança na terminologia, o episódio aborda: como evitar notícias falsas, como se prevenir e buscar tratamento e também sobre a dificuldade de falar sobre esse assunto com a família e com a sociedade em geral. A importância de não ter preconceitos e do necessário preparo psicológico profissional para lidar com os pacientes foi outro aspecto levantado por uma das participantes.

As pesquisadoras convidadas são: Christiane Pienna Soares, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP-Araraquara, a enfermeira Cintia Martins Ruggiero, formada pela USP e trabalha no Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC – São Carlos/SP) e Maria Rafaela Lins Lamorea, aluna de Farmácia Bioquímica da UNESP-Araraquara que trabalha com a Profa. Christiane num projeto que leva informações sobre ISTs às escolas e população em geral. A apresentação foi feita por Maria Luiza Guiellis, bolsistas do Grupo PET-Química IQSC.

Imagem: PET/Química-IQSC, com adaptação

Acesse o episódio através do Spotify e assista este e outros episódios no canal do PET Química IQSC no Youtube.

Grupo PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 2005 junto ao então Ministério da Educação. Na USP, também está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e no IQSC-USP, ao professor Danilo Manzani, tutor do grupo.

O PET propicia aos graduandos participantes, condições para a realização de atividades extracurriculares que completem a sua formação acadêmica e/ou ampliem e aprofundem os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, o PET permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações do PET