Doutoranda do IQSC participa de desenvolvimento de sensor que monitora saúde de plantas em tempo real

A aluna de Doutorado Direto do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), Júlia Adorno Barbosa, faz parte do grupo de cientistas que criaram sensores fixados em folhas que acompanham, em tempo real, a perda de água nas plantas. A ideia da pesquisa é que o biossensor possa apoiar a agricultura de precisão, o que permitirá que as ações preventivas e corretivas tenham maior grau de eficiência.

Sob orientação do pesquisador Renato Sousa Lima (CNPEM), Júlia desenvolveu os eletrodos vestíveis para as culturas agrícolas durante seu doutorado no Instituto. Em seu estudo, foram criados os sensores que podem ser aderidos às folhas das culturas agrícolas para monitorar, na própria folha, a saúde vegetal.

Confira a matéria completa no portal ACidadeON.

Foto: Divulgação/USP

Atualizado em 19/12/2022