Evento apresenta os programas de pós-graduação da USP

A EXPO PG USP 2022 acontece em 31 de março, quinta-feira, a partir das 08h30, com suas apresentações sendo transmitidas on-line e ao vivo, para aqueles interessados em conhecer as atividades de pós-graduação (programas, orientadores e alunos) da Universidade de São Paulo.

Foto: USP

Como é a rotina de um pós-graduando?
Como será o meu futuro ao término da pós-graduação?
Qual o impacto social da pesquisa e da pós-graduação?
Como é a internacionalização no novo tempo?
Qual é a sua pós-graduação e sua área?

As perguntas acima são tema de apresentações da programação, que é aberta aos interessados, gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia.

Química no IQSC

O programa de pós-graduação em Química do IQSC-USP tem obtido sucesso na missão de atuar com excelência na área de Química e suas interfaces, o que se traduz pela constante nota máxima “7” nas avaliações da CAPES. Essa nota é atribuída apenas a cursos com reconhecida excelência em nível internacional.

O programa está com processo seletivo aberto e oferece três áreas de concentração:

– Físico-Química;
– Química Orgânica e Biológica;
– Química Analítica e Inorgânica;

O interessado em cursar a pós-graduação em Química a partir do segundo semestre de 2022, em uma das 8 instituições do país: IQSC-USP, FFCLRP-USP, IQ-USP, IQ-UNICAMP, IBILCE-UNESP, UFSCar, UFABC e UFMG,  vai encontrar um processo seletivo simplificado: a prova que avalia se o candidato está apto para a pós-graduação foi unificada; depois, basta inscrever-se no processo classificatório na unidade escolhida. As inscrições para a prova conjunta que acontece no dia 26 de junho devem ser feitas de 4 de abril a 31 de maio de 2022.

Para os candidatos a ingresso no mestrado oferecido pelo programa de pós-graduação em Química do IQSC-USP, com ou sem intenção de concorrer a bolsa de estudos das principais agências financiadoras, o período de inscrição para o processo classificatório acontece de 05 a 21 de julho de 2022. O mesmo é válido para candidatos ao doutorado ou doutorado direto que desejam candidatar-se a bolsa de estudos. O edital já está disponível.

Os candidatos ao doutorado ou doutorado direto junto ao programa de pós-graduação em Química do IQSC-USP que não desejam candidatar-se a atribuição de bolsa podem inscrever-se a qualquer tempo, sem passar pela prova conjunta. Neste caso, a seleção é feita através da análise do currículo.

Contato – Serviço de Pós-Graduação do IQSC: cpg@iqsc.usp.br

por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC