USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Estudante do ensino fundamental que sonha em ser químico visita o IQSC

Desde criança, ele sonha em ser químico e, na última quinta-feira (14), durante visita ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, o estudante do ensino fundamental Felipe Henrique Gonçalves Alves teve a oportunidade de conhecer de perto um pouco mais sobre o importante trabalho que profissionais, pesquisadores e alunos da área desempenham. 

Desde pequeno eu via filmes com representações de cientistas e experimentos, achava muito interessante. Conhecer a composição dos materiais e entender para que eles servem, sendo que hoje tudo é à base de Química, sempre me chamou muito a atenção e foi o que me fez gostar da área”, conta o estudante. Após ser recebido pelo diretor do Instituto, professor Hamilton Varela, que conversou com o jovem sobre o futuro e deu conselhos para que ele tenha sucesso na carreira, o aluno da Escola Estadual Professor Gabriel Felix do Amaral, de São Carlos, participou de um encontro com docentes do IQSC no anfiteatro Edson Rodrigues, onde assistiu a uma apresentação sobre as diversas áreas da química, possibilidades de emprego, os diferentes cargos para atuação profissional, além receber informações importantes sobre o acesso à graduação na USP.   

Depois de um bate-papo descontraído com os professores, o estudante ganhou de presente um jaleco e seguiu para um pequeno tour pelo Instituto, onde conheceu alguns dos laboratórios de ensino e pesquisa e teve a oportunidade de acompanhar a realização de uma aula prática aos estudantes do terceiro ano, que conversaram com ele sobre os experimentos que estavam realizando. ‘Eu achei incrível conhecer o IQSC, não esperava algo tão grande, o que mais gostei foi o diretor ter falado comigo, me senti importante. Fiquei muito feliz”, diz Felipe, que esteve no Instituto acompanhado de seus pais, Renata de Fátima Alves e Bruno Aparecido Rodrigues de Sousa Martins. 

“Ele é muito dedicado, estuda bastante e me enche de perguntas, mesmo eu não entendendo nada de química (risos). Quando ele não sabe algo, sempre vai atrás e pesquisa, a química realmente é a vida dele. Em um Natal, demos a ele um jogo que parecia um laboratório para realizar vários experimentos, a reação dele foi como se tivesse ganho o melhor brinquedo do mundo. Eu já tenho muito orgulho dele, mas acho que no dia em que ele passar no vestibular meu coração vai bater ainda mais forte”, revela a mãe do estudante. 

Quem também esteve presente no IQSC acompanhando a visita do futuro químico foi a professora de Ciências de Felipe, Renata Natsumi Haneda, responsável pela ideia de levá-lo até o Instituto. “Quando ele fala de Química os olhos dele brilham. Sou professora dele há apenas um bimestre, mas no primeiro dia de aula ele já se mostrou interessado pela área e me pediu para levar alguns materiais e artigos para que ele pudesse ler. Achei muito interessante, pois ele ainda nem está no ensino médio e já demonstrou esse interesse. É muito gratificante quando vemos alunos como o Felipe querendo crescer e se empenhar, espero que ele seja um incentivo para os outros colegas de classe”, diz a docente. 

Após a visita ao IQSC, o estudante já sabe quais serão os próximos passos da jornada em busca de seu objetivos: “Meu sonho daqui em diante é pegar firme nos estudos e entrar na USP São Carlos. Depois que me formar, tenho vontade de trabalhar com o desenvolvimento de produtos que as pessoas consomem no dia a dia, como medicamentos. Para mim, a química não é só uma área de trabalho, é algo que me inspira a ajudar pessoas e tornar o mundo melhor”, finaliza Felipe. 

Promovida pelas Comissões de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e de Graduação (CG) do IQSC, a visita contou com a participação dos professores André Meleiro Porto, Eny Maria Vieira, Fernanda Canduri, Julio Cesar Borges, Maria Olímpia de Oliveira Rezende e Rafael Buoro. 


Por Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP