Docentes do IQSC participarão da nova gestão da USP

Praça do Relógio e Reitoria USP. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Dois professores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP) participarão ativamente da equipe de gestão 2022-2026 da Universidade de São Paulo, tendo como Reitor o professor Carlos Gilberto Carlotti Junior e como Vice-Reitora a professora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Emanuel Carrilho assume a Vice-Coordenação da AUSPIn. Foto: Sandra Zambon/IQSC com adaptação

Emanuel Carrilho, Diretor do Instituto de Química de São Carlos e atual Presidente do Conselho Gestor do Campus USP São Carlos, foi designado para a Vice-Coordenação da Agência USP de Inovação (AUSPIn). Além de suas pesquisas e publicações, Emanuel destaca-se pelas ações relacionadas à inovação e ao empreendedorismo. Em 2013, na função de Presidente da Comissão de Pós-Graduação, implementou formulário de busca por anterioridade em pesquisa em bancos de patentes, prevenindo o desenvolvimento de pesquisas já com proteção intelectual. Desta forma evita-se que as pesquisas feitas pelos pós-graduandos do IQSC sejam impedidas de serem patenteadas e evita-se o retrabalho. Atuou na instalação do Polo São Carlos do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP (ECar) em novembro de 2018, que ainda Coordena. Também foi o principal responsável pela instalação do primeiro polo do InovaUSP no interior do Estado, inaugurado em São Carlos em setembro de 2021, que tem o objetivo de ser uma grande incubadora de ideias e estímulo às startups e empreendedorismo. Além disso, é coordenador do curso de aperfeiçoamento “Aprendendo a Empreender”, oferecido pelo IQSC-USP.

Hamilton Varela foi indicado Assessor Sênior do Reitor. Foto: Acervo pessoal

Hamilton Varela, atual Vice-Diretor do Instituto de Química de São Carlos, passa a exercer também a função de Assessor Sênior do Reitor. Além de suas pesquisas em eletroquímica e sistemas complexos, o professor Varela destaca-se em temas relacionados a boas práticas em pesquisa, ética e gestão universitária. Atuou como Assessor de Gabinete da Pró-reitoria de Pesquisa da USP (2015 a 2018), Diretor Executivo da ACIESP (2015 a 2019), Presidência da Comissão de Pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da USP (2015 a 2018) e como vice-Presidente da Comissão de Ética da USP.

As indicações da nova equipe de gestão da Universidade foram publicadas no Diário Oficial do estado desta quarta-feira, 26 de janeiro, com mandato iniciado no dia 25.