Do IQSC-USP para o Mundo

A doutoranda do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), Mirella Romanelli Vicente Bertolo, está realizando um doutorado sanduíche nos Estados Unidos na Universidade da Califórnia, Davis (UC Davis), considerada a 38ª melhor do país segundo o US News. Por lá, ela está trabalhando no departamento de Food Science and Technology no laboratório da Dra. Alyson Mitchell, que supervisionou o pós-doutorado do professor do IQSC-USP – Stanislau Bogusz Junior, atual orientador de Mirella.

A aluna do IQSC-USP está expandindo os objetivos do seu doutorado, que tem como foco o reaproveitamento de resíduos da casca da romã para a produção de revestimentos comestíveis capazes de aumentar a vida útil de morangos. “Estou explorando duas novas fontes, para mim, de compostos ativos: as cascas de amêndoas, que têm a Califórnia como sua maior produtora no mundo, e as elderberries, frutinhas do sabugueiro que também são tipicamente californianas. A ideia é maximizar a extração de compostos antioxidantes dessas duas fontes e, assim que eu voltar para o Brasil, incorporá-los junto aos compostos da romã nos meus revestimentos dos morangos”, explicou.

Para Mirella, a experiência nos Estados Unidos está sendo incrível. “O nível de aprendizagem pessoal e profissional que temos quando saímos da nossa zona de conforto no país é indescritível. No departamento, têm muitos alunos do exterior, que são a grande maioria na pós-graduação nos EUA de modo geral. A troca de experiências é muito bem-vinda. Ver que o que você faz no Brasil está no mesmo nível de novidade das pesquisas que eles realizam aqui também é muito gratificante”, finalizou.  Mirella realiza seu doutorado sanduiche com financiado de projeto FAPESP (BEPE – processo: 2022/04977-8)

por Henrique Fontes (IQSC/USP)

Atualizado em 12/12/2022