Cientistas do IQSC estudam produção de plástico sem derivados do petróleo

Modelo sustentável é oriundo de um projeto realizado no Instituto entre 2018 e 2021

Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP estão desenvolvendo um estudo que visa a produção de plástico e outros materiais poliméricos que não sejam derivados do petróleo. A iniciativa faz parte do projeto “Integrando as químicas de CO2 e etanol para preparar poliuretanos biobaseados”, realizado no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído com apoio da FAPESP e da Shell e sede na Escola Politécnica da USP.

O foco dos pesquisadores são os poliuretanos, materiais poliméricos versáteis muito utilizados pela indústria e encontrados em espumas, colas, adesivos de alto desempenho e rodas de skate, por exemplo. O projeto é desdobramento de outro estudo realizado entre 2018 e 2021, no IQSC.

Recentemente, a Veja e a Agência Fapesp repercutiram os impactos da pesquisa. Acesse os links e confira!