Abertas inscrições para estágio supervisionado de pós-graduandos: projeto PAE

Pós-graduandos da USP podem se candidatar ao estágio supervisionado em docência (remunerada ou voluntária), junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. As inscrições podem ser feitas de 16 de maio a 08 de junho de 2022.

O PAE aprimora a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação . Foto: Sandra Zambon/IQSC

Podem se inscrever interessados que tenham cumprido ou que estejam cursando alguma disciplina de preparação pedagógica com conteúdo equivalente à disciplina SQF5798 Aspectos Avançados da Docência no Ensino Superior de Química.

O estágio será realizado de 01 de agosto a 31 de dezembro de 2022, finalizando com a participação no Workshop PAE e a entrega de relatório. Os que forem contemplados com bolsa, receberão mensalmente R$ 827,68 (corresponde ao valor pago no primeiro semestre de 2022).

Inscrição
O processo tem início com a definição do plano de trabalho e do projeto pedagógico feito pelo pós-graduando em conjunto com o docente que ministrará a disciplina de graduação oferecida no segundo semestre.

Acesse o edital PAE e outras informações clicando aqui.

O Programa
Criado em agosto de 1994, o PAE oferece ao pós-graduando da USP a oportunidade de aperfeiçoar habilidades didáticas, atuando junto a uma disciplina de graduação, sob orientação de um supervisor docente da Instituição.

São duas as etapas: a primeira consiste na preparação pedagógica do aluno e a segunda é o estágio supervisionado em docência. A participação no programa é opcional, exceto para bolsistas de doutorado da CAPES.

Contato: pae@iqsc.usp.br