USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Capa da JBCS: fungos isolados do Nordeste biodegradam poluente

Em parceria com pesquisadores de diversas instituições, o professor André Luiz Meleiro Porto, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, publicou recentemente um artigo que foi capa da revista científica Journal of Brazilian Chemical Society.

No trabalho, os autores do estudo isolaram fungos da turfa tropical brasileira de Santo Amaro das Brotas (Sergipe) e os testaram contra o fluoranteno (poluente), um hidrocarboneto aromático policíclico. Os resultados mostraram que o composto foi biodegradado pelos microrganismos, já que produtos de biotransformação foram obtidos. A constatação revela que os fungos apresentam potencial de biorremediação e podem ser importantes aliados no combate à contaminação de recursos naturais por poluentes oriundos de atividades antrópicas. Os detalhes do trabalho são apresentados no artigo Biodegradação do Hidrocarboneto Aromático Policíclico Fluoranteno por Cepas de Fungos de uma Turfa Tropical Brasileira, que pode ser acessado por meio deste link.

Além do professor André Luiz Meleiro Porto, participaram do estudo Anuska Garcia, Antonio Barbosa-Júnior, Bruno Araújo e Luciane Romão, todos da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Carla Marques e Willian Birolli. ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Leandro Diniz da Embrapa de Aracaju.

 

Mais Informações
Professor André Luiz Meleiro Porto – IQSC
E-mail: almporto@iqsc.usp.br