Fala PET: quarto episódio aborda o negacionismo científico

O quarto episódio do Fala PET, que aborda o tema “Negacionismo Científico”, já está disponível. Nesta edição a convidada é a professora Sandra Noemi Cucurullo de Caponi, graduada em filosofia pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e Professora Titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina.

Clique sobre a imagem para acessar o episódio. Imagem: PET Química/IQSC

O PET (Programa de Educação Tutorial) do IQSC, que organiza o evento, comenta que “infelizmente sabemos que muitas pessoas ainda desconfiam da ciência e inclusive disseminam informações falsas, as chamadas fake news. Com a pandemia da covid-19 essa situação se mostrou mais presente com a divulgação de tratamentos precoces sem comprovação e inverdades sobre as vacinas. Por isso, o Fala PET trouxe mais um episódio esclarecendo todas as dúvidas sobre o assunto!”

A convidada afirmou que a temática é complexa e que gosta de conversar com cientistas da área de química e divulgadores da ciência. “Neste momento acho que é fundamental pensar no tema da divulgação da ciência” afirmou e justificou: “é um dos eixos, pelo menos como eu entendo, essenciais para confrontar o tema do negacionismo científico”.

Para saber porque a pesquisadora considera que para falar sobre o assunto é necessário pensar num contexto mais amplo, “não só o negacionismo científico mas também no negacionismo em outros espaços” e porque considera que discursos de negação de direitos estão relacionados com o tema desta edição do Fala PET, assista ao episódio clicando aqui.

A conversa foi mediada pela professora Ana Claudia Kasseboehmer, coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais (LINECIN) do IQSC/USP e tutora do grupo PET Química IQSC no período de agosto de 2016 a setembro de 2019. O PET-Química/IQSC é atualmente tutorado pelo professor Danilo Manzani e a aluna Cristina de Souza Peixoto fez a abertura deste episódio.

– Instagram: @pet_quimicaiqsc
– E-mail: pet_quimica@iqsc.usp.br