Fala PET: convidadas falam sobre a presença das mulheres no meio científico

O PET IQSC traz em sua terceira edição do Fala PET o tema “Mulheres na Ciência”. “Sabemos que a luta das mulheres pelos direitos igualitários na sociedade está longe do fim e ao olharmos para o meio científico, vemos que não é diferente. Muitas pesquisadoras e cientistas trilham arduamente seus caminhos”, segundo as organizadoras deste evento.

Imagem: Grupo PET-IQSC

Nesta edição, participam as professoras Andrea de Camargo e Thaís Lapa. A apresentação é feita por Ana Julia Aparecida Ramos, que contou com a colaboração de Giovanna Maria Masiero e Cristina de Souza Peixoto, todas alunas Instituto de Química de São Carlos e integrantes do Grupo PET – Programa de Educação Tutorial.

Durante a entrevista, as pesquisadoras falam sobre suas motivações para seguirem a carreira acadêmica, se foram inspiradas por alguma figura feminina, se tiveram alguma dificuldade na carreira apenas pelo fato de serem mulheres, quais conselhos dariam para as meninas que querem seguir nesta área e muito mais.

Thaís de Souza Lapa é professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha com temas relativos às áreas sociologia do trabalho e relações sociais de gênero e tem publicações nestas áreas.

Andrea de Camargo é professora Associada no Instituto de Física de São Carlos – USP. Em 2007 foi contemplada com o Prêmio L´Oréal for Women in Science Brazil. Além de suas pesquisas na área de Ciências dos Materiais e Física com ênfase em propriedades óticas e espectroscópicas da matéria condensada, atua na promoção das Mulheres nas Ciências.

Clique aqui para acessar esta edição do Fala PET e também as anteriores.

Contato: pet_quimica@iqsc.usp.br

Por PET-IQSC e Comunicação IQSC