A ligação para preservar o meio ambiente: você e a Química

Não é fácil descrever o meio ambiente. Em um espectro geral, pelo que vivenciamos atualmente, nos deparamos com a destruição das florestas, campos e cerrados, por toda a parte há poluição dos rios, mares e a imensidão de resíduos sólidos espalhados em vários cantos das cidades. É muita agressão contra o meio ambiente em menos de 100 anos e com um avanço (bio)tecnológico expressivo, que impulsiona parte do progresso humano, inclusive extraplanetário. Ficamos até mesmo indignados, inertes, por vezes entristecidos e sabemos que não podemos resolver toda essa barbárie contra o meio ambiente, pois em sua magnitude depende de uma eficiente política governamental, ambiental, econômica, florestal, sustentável e da própria sociedade. Felizmente existem muitas formas de preservar e recuperar parte do meio ambiente, pois há tecnologias e a natureza responde em benefício da vida, dentro dos seus limites.

Flores da área 2 do campus USP São Carlos. Fotos: André L. M. Porto/IQSC-USP

O que você pode fazer pelo meio ambiente no microambiente em que se encontra inserido, em casa, na rua, na praça mais próxima ou no local de trabalho?

Todos podem fazer muito e com práticas e atitudes simples para qualquer ser animal dotado de inteligência, mas que depende de educação, consciência, atitudes e iniciativas. Economizar energia e água em nossas residências já traz grandes contribuições, pois elas provêm das fontes da natureza. Saber simplesmente selecionar produtos recicláveis, plantar uma árvore na praça ou na beira da estrada, se você não tem espaço para jardim, pode não ser uma solução grandiosa, mas é de uma minúscula semente que cresce um jequitibá na Mata Atlântica e quem já viu certamente ficou admirado, pois é majestoso, imponente e belo!

Jacarandá na área 2 do campus USP São Carlos. Imagem: André L. M. Porto/IQSC-USP

E, através da química é possível ter um ambiente preservado, sustentável, integrado e inteligente com o homem, pois tudo está interligado, como são as ligações químicas nas junções dos átomos que constituem as moléculas; que constroem a matéria e fazem nascer uma vida a partir de uma complexa organização celular, perpetuando-se e evoluindo através dos códigos genéticos, hoje facilmente extraídos, sequenciados e decifrados pela ciência. Avançamos muito em diversos aspectos, até nos sentimos únicos em todo o universo (…), mas estamos esquecidos que toda ligação permanente e estável energeticamente depende da preservação da natureza e do meio ambiente em que vivemos. Cada um faça a sua parte, como na floresta, pois a competição é grande pela sobrevivência de todos, mas é o equilíbrio que mantém a sua exuberância, sua evolução e a sua própria preservação.

Texto e fotos: André Luiz Meleiro Porto/IQSC-USP