Curso de atualização para professores

Atualização de metodologias de ensino e conteúdo através das Ciências Ambientais. Esta é a proposta do curso “Ciências Ambientais como recurso na formação de estudantes ativos e geradores de práticas sustentáveis” oferecido pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) que recebe inscrições até o dia 18 de julho.

O curso é voltado para professores da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio das redes públicas estadual e municipal, com prioridade, e da rede particular de ensino.
A integração dos conhecimentos adquiridos é necessária num mundo complexo e interligado. Assim, o olhar interdisciplinar oferecido pelas ciências ambientais permite aos professores (alunos deste curso) diferentes abordagens do conteúdo ministrado, favorecendo o protagonismo em práticas sustentáveis bem-sucedidas.

Segundo a professora  Maria Olímpia de Oliveira Rezende, coordenadora do curso, os conteúdos abordados são uma premência atual e, por conta do caráter transversal da sustentabilidade, que agrega todas as áreas do conhecimento e permeia as necessidades humanas e ambientais, faz-se imprescindível especialmente para professores que são propagadores de ideias e ideais.

Aulas e conteúdo
As aulas on-line acontecem de 08 de agosto a 30 de novembro de 2021, às terças e quintas-feiras, das 19 às 21horas, com plantão aos sábados das 10 às 12 horas, perfazendo um total de 60 horas de aulas síncronas e/ou gravadas, 30 horas de plantão e 30 horas de estudo.

Dentre o conteúdo a ser abordado, estão a poluição e qualidade ambiental da água, do solo e do ar; resíduos sólidos; educação fiscal; sequência didática; duas oficinas didáticas, entre outros temas.

Da inscrição à matrícula
A ordem de inscrição é o critério para preenchimento de todas as vagas oferecidas.

Procedimento:
– preencher formulário disponível clicando aqui.
– enviar comprovante de atividade como professor ativo das redes pública e/ou particular de ensino infantil, fundamental e/ou médio, ou seja, holerite do mês atual para cursos-extensao@iqsc.usp.br
– pagar o boleto enviado pela Fundação de Apoio à Física e à Química, responsável pelo gerenciamento financeiro do curso, ao e-mail informado no formulário de inscrição.

Isenção
A cada dez inscrições efetivadas (pagas), será oferecida uma vaga gratuita, preenchida conforme descrito abaixo:
1) professores com 5 ou mais anos de exercício na função com menor valor recebido por hora-aula, independente do número de aulas ministradas;
2) professores da rede pública municipal e/ou estadual de ensino com 5 ou mais anos no exercício da função.
3) professores da rede particular de ensino com 5 ou mais anos no exercício da função.
Interessados na isenção da taxa de inscrição devem efetuar a inscrição enviando o formulário descrito acima, holerite do mês atual que comprove o vínculo e o valor da hora-aula, além de manifestar interesse.

Investimento

O valor investido será integralmente devolvido, caso não haja o número mínimo de 30 inscritos.

Critério de aprovação e certificação
Os participantes farão avaliação continuada ao final de todas as aulas e ao final do curso deverão apresentar um projeto.
Os aprovados que tiverem frequência mínima de 75% receberão certificado emitido pela Universidade de São Paulo.

Inscrições: clique aqui.
Contato: cursos-extensao@iqsc.usp.br