20 de maio – Dia Mundial das Abelhas

As abelhas são um dos seres que mais contribuem para o bem estar humano, de modo que foi designado para elas, em nível mundial, um dia especial de reconhecimento pelos importantes serviços prestados.

Para os menos avisados, há que se perguntar: que serviços as abelhas prestam ao homem? A resposta é: muitos serviços, sendo que um dos mais destacáveis é a polinização, por meio da qual auxiliam na manutenção da biodiversidade e na oferta de alimentos para o homem.

As abelhas sociais necessitam de recursos energéticos e proteicos para manter sua população saudável e ativa. A energia para as tarefas e para o voo é obtida do néctar e o recurso proteico necessário para o desenvolvimento das crias é obtido do pólen. Pólen e néctar, via de regra, são encontrados nas flores, as quais são ativamente visitadas pelas abelhas.

Flores e abelhas se especializaram no sentido de manter uma relação mutualística, em que ambas são favorecidas. As flores ao serem polinizadas pelas abelhas geram os frutos para a perpetuação das espécies vegetais e as abelhas, por sua vez, conseguem armazenar recursos de pólen e néctar processando o mel para a garantia da sobrevivência do ninho durante todo o ano.

Existe uma riqueza de espécies de abelhas no mundo; algumas possuem ferrão, outras sem ferrão, algumas vivem de forma solitária, outras vivem em sociedade. As espécies sociais apresentam uma complexa e especializada estrutura de castas, de capacidades cognitivas e de aprendizado, que permite a elas executar múltiplas tarefas, muitas ainda desconhecidas da ciência.

As abelhas são realmente seres fantásticos e inteligentes…

Como a Química pode ajudar as abelhas? As técnicas analíticas avançadas podem detectar concentrações ínfimas de agrotóxicos nos tecidos das abelhas, no pólen e no mel. Os resultados podem ser divulgados e alertar a sociedade o quão é nocivo o uso de agrotóxicos que já foram banidos em outros países, como é o caso dos neonicotinoides. Por meio de testes de biomarcadores bioquímicos também é possível verificar os efeitos nocivos de agrotóxicos nas abelhas, tais como os neurotóxicos e outros. Isso pode fazer com que elas percam certos movimentos motores e até mesmo não encontrem o caminho de volta para a colmeia.

Eny Maria Vieira e Janete Brigante Castelle
Grupo de Química Analítica Ambiental e Ecotoxicologia
IQSC/USP

Clique duas vezes sobre a imagem para ampliar