Comemorando o Dia Nacional da Ciência, ex-Ministro aborda avanços e ameaças à C&T brasileira

Edição especial do Química às 16h, que comemora o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, tem como convidado o Ministro da Ciência e Tecnologia no período 2005-2010, professor Sergio Rezende. A atividade acontece no dia 7 de julho, às 16 horas, através do canal do IQSC no Youtube e é aberta aos interessados.

Fotos: Henrique Fontes e Pixabay, adaptadas por Comunicação IQSC

O pesquisador fará uma retrospectiva dos anos 60, quando afirma que “o país tinha pouquíssimos cientistas e pesquisadores… e nem ambiente de pesquisa nas universidades”, apresentará marcos que proporcionaram avanços na C&T e abordará a situação atual, com sugestões de atitudes e ações.

Sergio Machado Rezende atuou como Diretor Científico da FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco na época de sua implantação (1990-1993). Assumiu vários cargos relacionados à Ciência e Tecnologia, incluindo a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP-MCT) e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

É engenheiro eletrônico, físico e pesquisador emérito do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Coordena do Comitê Científico do Consórcio Nordeste para o Combate do Coronavírus. É também membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da American Physical Society e do Institute for Electrical and Electronic Engineers (IEEE).

Dentre as diversas homenagens recebidas por sua destacada trajetória acadêmica, estão o fato de ter sido o cientista homenageado pela SBPC em sua 50ª reunião anual, ter sido o único físico brasileiro escolhido pela American Physical Society para receber, em 2009, o “Outstanding Referee Award” e ter recebido em 2013 o prêmio de Ciência da Fundação Conrad Wessel.

O Dia Nacional da Ciência foi instituído pela Lei nº 10.221/2001 e o Dia Nacional do Pesquisador pela Lei nº 11.807/2008. Ambas homenageiam a data da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ocorrida em 08 de julho de 1948.

O Química às 16h é o ciclo de seminários e palestras do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas. A atividade é coordenada pelos professores Danilo Manzani e Fábio Henrique Barros de Lima.

Clique sobre a imagem para acompanhar a transmissão

Química às 16h
“Ciência e Tecnologia no Brasil: avanços históricos e ameaças atuais”
07 de julho de 2021 – 16h
Transmissão: Clique aqui
Inscrições para obter certificado de participação devem ser feitas clicando aqui.
Contato: eventos@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon