Carnathon USP contempla projetos de sustentabilidade e recebe inscrições

Carnathon USP é uma iniciativa que seleciona e gratifica – em até R$ 10 mil – projetos voltados à gestão sustentável e inovadora dos campi da Universidade. As inscrições de projetos podem ser feitas até 7 de janeiro de 2021.

Cópia dos projetos submetidos podem ser enviados ao IQSC Recicla. Imagem: PRCEU

O edital “Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão ligadas aos desafios de inovação na gestão da sustentabilidade dos campi da USP”, lançado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, propõe fortalecer a ação conjunta de ensino, pesquisa e extensão com resultados que beneficiem a comunidade e, ao mesmo tempo, estimular o pensar criativo e inovador dos estudantes.

Os campos temáticos de interesse no edital são:
– gestão da água;
– gestão de energia elétrica;
– gestão de resíduos sólidos;
– gestão da mobilidade;
– saúde e bem-estar social;
– você traz sua ideia.

Cada projeto pode ter até 2 docentes (supervisor e vice) e até 6 discentes (de graduação e/ou pós-graduação), todos membros ativos junto à Universidade. O supervisor fará o cadastro da equipe e projeto no Sistema Apolo, enviando inclusive, toda a documentação solicitada no edital.

Acesse o Edital de Fomento clicando aqui.

USP e IQSC Recicla

Cecília Tavares, Presidente do “Projeto USP Recicla – da Pedagogia à Tecnologia” no campus de São Carlos, fala sobre a importância da iniciativa: “Mesmo estando em pandemia, estamos sempre consumindo algo que gera um resíduo. Por isso, projetos para melhoria da gestão ou mesmo de reutilização de materiais, são sempre muito importantes”.

A Presidente da Comissão IQSC Recicla e representante da unidade junto à Comissão USP Recicla, professora Eny Maria Vieira, lembra que “já fazemos a coleta e a destinação adequada de pilhas, baterias, vidraria de laboratório, papel, papelão e embalagens plásticas limpas, que são enviadas para o galpão do USP Recicla no campus e seguem para o devido descarte. Também há containers de papel reutilizável [usado de um lado só] que as pessoas podem tanto depositar quanto retirar papel para uso”.

A professora informa ainda que a comissão está sempre receptiva a novas ideias e projetos e sugere “gostaríamos de solicitar aos colegas do IQSC que inscreverem projetos para este edital, que enviem cópia à Comissão IQSC Recicla”, o que contribuirá para somar esforços e melhorar as ações de gestão da sustentabilidade da unidade. “Queremos ir além e criar experiências que impactem também a forma como as pessoas consomem e descartam, assim elas atuarão de forma sustentável onde quer que estejam”, complementou Eny.

Contatos:
USP Recicla Campus de São Carlos – residuos@sc.usp.br