Pesquisa do IQSC é capa de publicação da Sociedade de Eletroquímica

A revista Eclética Química Journal, da Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica (SBEE) destacou, na capa da edição de 20 de novembro, trabalho de pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

O trabalho de autoria dos cientistas Rafaely Ximenes de Sousa Furtado, Eduardo Bessa Azevedo e Artur de Jesus Motheo, mostrou que a degradação eletroquímica é um método eficiente para remover os herbicidas alaclor e atrazina da água e que os produtos da degradação formados apresentam menor potencial poluidor do que os compostos originais.

“Embora o uso destes herbicidas esteja autorizado no país, pode ocorrer a contaminação da água usada para consumo humano e os sistemas de Tratamento de Água não estão preparados para a remoção total desses produtos”, nos informou o professor Eduardo Bessa.

Rafaely Furtado fez a pesquisa durante o mestrado sob orientação do professor Artur Motheo, do Grupo de Eletroquímica Interfacial do IQSC-USP e desenvolve o doutorado sob orientação do professor Eduardo Bessa de Azevedo, coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais do IQSC.

O artigo  Electrochemical degradation of aqueous alachlor and atrazine: products identification, lipophilicity, and ecotoxicity  pode ser acessado clicando aqui.

Contato: rafaelyximenes@hotmail.com