Fungos: descoberta de grupo do IQSC leva a compostos com atividades medicinais

Resultados de pesquisas da investigação do metabolismo de fungos filamentosos, feitas pelo Grupo de Química Orgânica de Sistemas Biológicos (QOSBio) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, levou à descoberta de compostos com atividade antitumoral, antibiótica e antimalárica, além de compostos estruturalmente únicos.

O assunto é tema do seminário que o cientista Roberto Gomes de Souza Berlinck, abordará no dia 11 de novembro, às 09h30, no IQSC-USP, abrindo a programação do décimo quarto Workshop da Pós-Graduação da unidade, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Sobre os fungos filamentosos, o pesquisador explica que “constituem porção majoritária da biosfera, com número de espécies estimado entre 1 e 3 bilhões”. Apesar de parecerem simples, “são organismos metabolicamente versáteis, considerados fonte sustentável para a produção de substâncias bioativas, enzimas e diversos produtos de interesse industrial”, acrescentou. A partir dos fungos se produzem atualmente antibióticos e agentes antitumorais, demonstrando ser possível a produção de outras moléculas de interesse médico a partir dos estudo feitos pelo grupo do IQSC.

O palestrante é membro da Coordenação do Programa BIOTA-FAPESP, membro do Comitê Gestor do Programa SISBIOTA-CNPq e membro do Comitê Gestor do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração do CNPq. Recebeu o Prêmio Fundação Oswaldo Cruz Grupo SEM- Sigma Pharma de Ciência e Tecnologia em Saúde em 2000 e o Prêmio Matthew Suffness da Sociedade Americana de Farmacognosia em 2002. É o atual Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IQSC-USP.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: QOSBio-IQSC/USP

Seminário
“Descoberta e Biossíntese de Metabólitos Secundários de Fungos”