Estudo da desconstrução e valorização de biomassa lignocelulósica

A matéria orgânica produzida por fontes vegetais ou resultante do seu processamento, bem como aquela produzida por resíduos agroindustriais, é chamada de biomassa lignocelulósica. O estudo desse material mostra que ele a vários requisitos de sustentabilidade, sendo possível utilizá-lo como fonte renovável para diversas aplicações, como por exemplo a produção de etanol de segunda geração e outros produtos químicos com valor agregado. Para isso, é preciso desconstruir a parede das células vegetais, que são compostas principalmente por biopolímeros (celulose, helicelulose e lignina). Segundo Rodrigo Leandro Silveira, “a desconstrução desses biopolímeros requer uma variedade de enzimas, cujas propriedades são ainda pouco elucidadas, além de processos físico-químicos destinados a tornar a arquitetura da parede celular mais suscetível à desconstrução”.

Em seminário que profere no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP na próxima quinta-feira (29/8), às 14 horas, Rodrigo Silveira apresentará “estudos computacionais realizados sobre o funcionamento, a estrutura e a dinâmica de enzimas ativas em biomassa, bem como sobre a arquitetura de paredes celulares e sua modificação por tratamentos físico-químicos. Os métodos computacionais utilizados incluem dinâmica molecular clássica e quântica acopladas a métodos de amostragem ampliada e teorias mecânico-estatísticas de solvatação”. Acrescenta que discutirá “como tais métodos auxiliam na compreensão do reconhecimento e ligação do substrato pelas enzimas, os mecanismos envolvidos no processo de catálise, e das forças termodinâmicas mediadas pelo solvente que modulam as interações efetivas dentro das paredes celulares”.

O palestrante é pós-doutorando junto ao Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde concluiu seu doutorado na área de Físico-Química. É graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Lavras. Realizou doutorado-sanduíche no National Institute for Nanotechnology (Canadá) e pós-doutorado no National Renewable Energy Laboratory (NREL) nos Estados Unidos. Tem experiência na área de Química Computacional de sistemas biomoleculares, incluindo enzimas ativas em carboidratos, celulose e derivados e receptores nucleares.

por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Andrea Vierschilling/Pixabay CCO

Seminário
“Simulações computacionais aplicadas ao estudo da desconstrução e valorização de biomassa lignocelulósica”
29 de agosto de 2019, às 14 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Gratuito e aberto aos interessados.
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Coordenação: Profa. Dra. Carla Cristina Schmitt Cavalheiro