Uso de microchips para o estudo da adesão e formação de biofilme de Bordetella bronchiseptica

O Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) realizará nesta quarta-feira, 26 de setembro de 2018, às 16 horas, a décima terceira edição do Café Internacional do BioMicS (13th International Coffee at BioMicS).
Na ocasião, a Sra. Candela Masson, aluna Centro de Investigación y Desarrollo de Fermentaciones Industriales, Laboratorio de Biofilms Microbianos (CINDEFI-CONICET-CCT La Plata, Facultad de Ciencias Exactas, UNLP (Argentina), apresentará o seminário “Empleo de microchips para el estudio de la adhesión y formación de biofilm de Bordetella bronchiseptica”. Segundo Candela, a Bordetella bronchiseptica é uma bactéria que causa principalmente infecções respiratórias crônicas em animais, embora tenha sido encontrada em isolados humanos, demonstrando uma transmissão zoonótica.
O Café Internacional é um evento iniciado em 2010, fruto da acordo firmado entre o Grupo BioMicS do IQSC, coordenado pelo professor doutor Emanuel Carrilho, e instituições estrangeiras, para intercâmbio de alunos. Ao final do período de estada do intercambista, este é convidado a apresentar um seminário sobre o trabalho desenvolvido e sua experiência pessoal no Brasil.
O seminário será oferecido no anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC e é aberto a todos os interessados, mediante inscrição no site www.iqsc.usp.br/eventos, onde há outras informações.
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP São Carlos
Contato: (16) 3373-8639 com Claudia
Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Monoar Rahman Rony/Pixabay CC0 com adaptação