IQSC celebra a formação de novos profissionais

Em clima de festa, com direito a buzina, assobios, gritos de “Aeeeeeee”, aplausos, sorrisos e emoção, 12 alunos conquistaram o título de Bacharel em Química em

Novos profissionais da área Química. Foto: Marcus Queiroz (Sv. Eventos IQSC)

cerimônia que aconteceu na sexta-feira, 27 de julho, no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos. Alex Rogerio Medeiros, Beatriz Montilha Tirich, Bruna Uebelhart Grandino, Carlos Sant´Ana Vasconcellos, Daniel Hideki Oichi, Daniela Tomazela, Eduardo Nazaré, Isabela Alteia Mattioli, Luana de Genaro Rodrigues, Nemer Ibelli Calegari, Orlando Celio Campovilla Junior e Rafael Luiz Romano são os novos profissionais da área Química.

Para Rafael, o esforço de estudar longe de casa e ter se formado na USP “é uma grande oportunidade de crescer como profissional e como pessoa”. Ver o filho formado na USP é “uma honra. Um grande orgulho”, afirmou emocionado o Sr. Luiz Carlos, pai do Rafael, enquanto a mãe, Sra. Neli, também olhava orgulhosa para o filho.

Rafael Luiz Romano com os pais e a prima Karina: orgulho. Foto: Sr. José Raimundo de Carvalho

Alex afirmou que esta cerimônia “indica a realização de um sonho que busco há muito tempo e que teve a contribuição de muitas pessoas, principalmente meus pais e familiares”, e complementa “agora posso contribuir com a sociedade, assim como contribuíram com a minha formação”. Sobre o que significa ter um filho formado na USP a mãe, Sra. Nilzelena, afirma “É um grande orgulho. Ele ganhou bolsa enquanto estudava na USP [referindo-se às bolsas do Programa de Apoio a Permanência e Formação Estudantil] e isso foi muito importante para realizar este sonho. Tenho três filhos e só ele é formado no ensino superior”. O pai, Sr. Vanderlei, comemora a conquista: “é bom demais! A gente fica muito contente.” A família é de Ipiguá, estado de São Paulo.

Alex Rogério Medeiros com os pais e familiares. Foto: acervo pessoal da Sra. Nilzelena Borges Medeiros

Além dos pais, familiares e amigos também participaram da cerimônia de colação de grau da 81ª turma de Bacharelado em Química: docentes, funcionários e alunos da unidade, que lotaram o anfiteatro. O evento foi presidido pelo Vice-Diretor em exercício da Diretoria da unidade, professor doutor Hamilton Varela que dividiu a mesa cerimonial com a Presidente da Comissão de Graduação, professora doutora Eny Maria Vieira, a Coordenadora do Curso, professora doutora Joelma Perez, e os representantes das chefias dos departamentos, professores doutores Éder Tadeu Gomes Cavalheiro e Carla Cristina Schmitt Cavalheiro, ocuparam a mesa. O mestre de cerimônias foi o Sr. Alexandre Carlos Mazzola.

A professora Eny deixa um recado “esta conquista é resultado de um esforço individual mas também do empenho da família e da sociedade, que pelo pagamento dos impostos contribuiu de forma indireta para a formação de vocês. A expectativa é de que se sintam responsáveis por retribuir com o conhecimento adquirido, sempre apoiados em valores como ética, respeito, responsabilidade, coragem e resiliência. Cultivem amizades e vivam tudo com alegria e amor no coração”.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva