Fármacos em uso e novos candidatos para a terapia do câncer de mama e próstata

No dia 31 de outubro, quarta-feira, às 16 horas, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece a palestra  Fármacos em uso e novos candidatos para a terapia do câncer de mama e próstata, tendo como palestrante o professor doutor Andrei Leitão.

Outubro é rosa e novembro é azul. As associações dizem respeito aos meses em que se lembra, de forma mais enfática, da necessidade de prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente. Segundo o palestrante, “estes são os dois tipos de neoplasias hormônio-dependentes que possuem maior prevalência na população mundial”.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontou, no relatório “Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil”, a possibilidade de haver 49.700 e 68.220 casos novos de câncer de mama e próstata, respectivamente, para cada ano do biênio 2018-2019.

Sobre o seminário, Andrei acrescenta que “nesta apresentação, os principais fármacos em uso clínico para estas doenças e a análise de algumas novas alternativas terapêuticas serão abordados de acordo com o conhecimento científico vigente para a gênese planejada de fármacos, com foco nas características químicas e mecanismo de ação conhecidos”.

A atividade foi organizada pela equipe da Biblioteca do IQSC-USP, onde será oferecida a palestra, que é gratuita e aberta a todos os interessados mediante inscrição no site www.iqsc.usp.br/eventos.

O palestrante

É graduado em Farmácia e Bioquímica, mestre e doutor em química pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez pós-doutorado na University of New Mexico (EUA) e também na Universität Duisburg-Essen (Alemanha). Tem experiência na descoberta de fármacos usando quimioinformática, química medicinal e ensaios celulares para substâncias antineoplásicas e antiparasitárias.

Andrei Leitão é pesquisador no IQSC-USP, onde integra o Grupo de Química Medicinal (Nequimed), que engloba vários aspectos da química medicinal moderna, com especial enfoque na pesquisa de novos compostos bioativos com potencial interesse para diversos tipos de câncer e parasitos.

Campanha

No mesmo dia da palestra, encerra-se a Campanha de arrecadação de alimentos para os assistidos pela Rede Feminina São-carlense de Combate ao Câncer, também organizada pela equipe da biblioteca do IQSC. Arroz, feijão, óleo, açúcar, macarrão, molho e tomate, aveia, gelatina, miojo, sal, fubá, bolacha, lata de seleta, papel higiênico, sabonete, pasta dental, leite em pó são os itens que compõem a cesta.
As doações podem ser entregues na própria biblioteca.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Contato – Biblioteca IQSC-USP: (16) 3373-9619

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Fotos: PDPics e 905513/Pixabay CC0 com adaptação