Células a combustível de álcool direto: vantagens e desvantagens

Seminário no dia 30 de outubro de 2018, proferido por Thiago de Morais Mariano no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, abordará o tema “Células a combustível de álcool direto: vantagens e desvantagens”, apresentado também um panorama do avanço científico dessas células.

A busca por novas alternativas para a produção de energia elétrica tem crescido nos últimos anos. As células a combustível são dispositivos que eram energia elétrica através de reações químicas, onde comumente se utiliza o gás hidrogênio e o gás oxigênio como reagentes e há formação de água como produto final. “Por ser altamente inflamável, o uso do hidrogênio torna-se de certa forma inviável por conta da dificuldade do armazenamento. Dessa forma, a utilização de álcoois (metanol, etanol) em célula combustível se apresenta como uma alternativa segura e barata”, informa Thiago

O palestrante é Licenciado e Mestre em Química pela UNESP e está sendo orientado em seu doutorado pela professora doutora Joelma Perez, do Grupo de Eletroquímica do IQSC-USP.

A atividade acontece às 14h30 no anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC. As inscrições podem ser feitas oportunamente no site www.iqsc.usp.br/eventos.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Contato: (16) 3373-9909 ou 3373-8272

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Orlando/ Pixabay CC0