Abordagens genômicas na pesquisa moderna de produtos naturais

Nesta sexta-feira, 23 de outubro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece a palestra “Abordagens genômicas na pesquisa moderna de produtos naturais”, ministrada pelo pesquisador Jairo Iván Quintana Bulla. A atividade será às 10 horas, no anfiteatro B do edifício Q1 do IQSC.

O palestrante resume assim seu seminário: “Ao longo da história da humanidade, os produtos naturais têm sido continuamente fonte primária e a inspiração para o desenvolvimento de medicamentos, tendo revolucionado a indústria farmacêutica. Após a chamada “era de ouro” da pesquisa em produtos naturais, que forneceu todos os antibióticos mais importantes, as empresas farmacêuticas redirecionaram seus esforços de descoberta de medicamentos a partir de fontes naturais para bibliotecas químicas sintéticas, devido às altas taxas de redescoberta, difícil isolamento e baixos rendimentos a partir de fontes naturais. No entanto, alimentada por avanços no sequenciamento genômico e na compreensão da lógica biosintética, a pesquisa de produtos naturais apresentou um “renascimento”. Atualmente são utilizadas estratégias alternativas baseadas em análises genômicas, que revelaram um enorme potencial de diversidade química não alcançada por abordagens clássicas. Este seminário pretende mostrar os conceitos básicos e estratégias enquadradas nas abordagens de genome mining para a exploração do repertório biossintético completo de micro-organismos”.

Jairo é graduado em Química pela Universidad Nacional de Colombia, onde também fez seu mestrado, ocasião em que cumpriu período na Marine Biodiscovery Centre, na University of Aberdeen, no Reino Unido. Tem experiência com a Química de Produtos Naturais Marinhos. Desenvolve o doutorado junto ao IQSC, sob orientação do professor doutor Roberto Gomes de Souza Berlinck, Coordenador do Grupo de Química Orgânica de Sistemas Biológicos.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1