Solos tropicais dos cerrados brasileiros

O cerrado brasileiro ocupa cerca de 2 milhões de hectares.  Foto: Paulo Campante/Pixabay CC0

O solo é a camada externa e superficial da terra que fornece suporte para a vida, pois serve de substrato para o desenvolvimento das plantas e animais, reservatório de água, filtragem e retenção de produtos químicos, laser, transporte, habitação, dentre outras funções. Os solos da região tropical, faixa entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, são considerados relevantes na produção de alimentos para atender à crescente demanda.

O Brasil é a maior nação do cinturão tropical. “A área do cerrado é de cerca de 2 milhões de hectares [um hectar corresponde a 10 mil metros quadrados], 23% da área nacional, e em geral esses solos possuem baixa fertilidade natural, elevadas acidez e saturação por alumínio, baixa capacidade de troca de cátions (CTC), mas fisicamente tem boa drenagem de água, mesmo quando com altos teores de argila”, informa Maxsuelen Soares. “Apesar disso, o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos e fibras do mundo e isso se deu graças ao desenvolvimento de tecnologias agropecuárias intensivas adaptadas às condições tropicais”, acrescenta.

Nesta sexta-feira, 25 de agosto, às 16 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP, Maxsuelen profere seminário onde abordará as propriedades físicas (textura, estrutura, porosidade/permeabilidade, cor e consistência) e as propriedades químicas (pH, teor de nutrientes, capacidade de troca iônica, condutividade elétrica e matéria orgânica) do solo do cerrado.

Maxsuelen Rodrigues Soares desenvolve seu doutorado em Química Analítica e Inorgânica junto ao IQSC-USP, sendo orientada pelo Dr. Carlos Manoel Pedro Vaz, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. Graduou-se em Química pela Universidade Federal do Piauí e concluiu o mestrado na UNESP.

Seminário
“Propriedades físicas e químicas de solos tropicais dos cerrados brasileiros”
Maxsuelen Rodrigues Soares (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)
25/08/2017 – sexta-feira, 16 horas, anfiteatro B do IQSC-USP