A metabolômica, definida como o estudo do conjunto de metabólitos (produto do metabolismo de uma determinada molécula ou substância) de um determinado sistema biológico, surgiu no final do século 20 em resposta à impossibilidade de se investigar o metabolismo completo de organismos vivos utilizando-se de técnicas de isolamento e determinação estrutural. Esta ferramenta faz uso de análises quali e quantitativamente abrangentes e “visa analisar o conjunto de metabólitos presentes nos meios intra e extracelular de um determinado organismo ou sistema biológico ou detectar metabólitos que são relevantes do ponto de vista bioquímico e fisiológico durante um processo particular”, afirma Mirelle Takaki.

A metabolômica adquiriu particular importância na química de produtos naturais “moderna”, pois é a técnica mais funcional e abrangente no monitoramento e entendimento das funções dos genes e na identificação do estado bioquímico de um organismo em resposta a mudanças genéticas e ambientais.

Mirelle Takaki apresentará seminário nesta sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017, às 10h, no Instituto de Química de São Carlos – IQSC/USP, ocasião em que “fará introdução à metabolômica e abordará temas como: plataformas analíticas comumente utilizadas, aspectos importantes nos experimentos de metabolômica e aplicação da metabolômica na área de produtos naturais”, afirma.

A palestrante
Mirelle Takaki é Bacharel e Mestre em Química Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – IBILCE/UNESP. Sob orientação do Prof. Dr. Roberto Gomes de Souza Berlinck, responsável pelo Grupo de Química Orgânica de Sistemas Biológicos (QOSBio), desenvolve seu doutorado em Química Orgânica e Biológica no IQSC-USP, trabalhando com metabólitos bioativos de fungos endofíticos de Anthurium pentaphyllum

Seminário
“Metabolômica: uma visão geral e sua importância na área de química de produtos naturais”