Separações quirais por cromatografia líquida

Em Química, compostos que apresentam a mesma fórmula molecular são chamados isômeros. Se estes compostos não se sobrepõem à sua imagem em espelho, dizemos que é um quiral. A mão humana é um bom exemplo. “O reconhecimento quiral é um fenômeno fundamental na natureza e em sistemas químicos. Esse fenômeno é muito importante em campos da química que estão envolvidos com compostos bioativos, particularmente na descoberta de medicamentos, desenvolvimento de agroquímicos, aditivos alimentares, aromas, poluentes quirais, entre outros”, informa Luis Felipe Rodrigues Cabal. Mudança na orientação tridimensional desses átomos numa mistura pode ocasionar a diminuição ou mudança nos efeitos esperados para o produto.

Luis Felipe abordará “Separações quirais por cromatografia líquida” em seminário que profere na quinta-feira, 16 de fevereiro de 2016, no Instituto de Química de São Carlos – USP. A técnica da cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC em inglês), é considerada a mais importante para esse estudo.

O palestrante é desenvolve seu doutorado em Química no IQSC, sob orientação do Prof. Dr. Álvaro José dos Santos Neto. O palestrante é graduado em Química pela Universidad Del Valle, na Colômbia, e fez seu mestrado em Química Analítica também no IQSC. Atua principalmente nos temas: microtécnicas de extração e preparo de amostras.

Outras informações:
Sobre o palestrante: http://lattes.cnpq.br/3802706641265464
Sobre o seminário: www.iqsc.usp.br/eventos

“Separações quirais por cromatografia líquida”
Luis Felipe Rodriguez Cabal (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
16/02/2017 – quinta-feira, 09 horas, anfiteatro A do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Inscrições gratuitas: www5.iqsc.usp.br/eventos
Informações: (16) 3373-9909 ou 3373-8272

por Sandra Zambon, Comunicação IQSC
imagem: Adaptado de LIFE: THE SCIENCE OF BIOLOGY. English Edition © 2007 Sinauer Associates, Inc. and W. H. Freeman & Co.