IQSC recebe importante evento na área de descoberta de novos fármacos

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, através do Grupo de Química Medicinal (NEQUIMED) sediará o SancaMedChem (São Carlos Special Medicinal Chemistry Meeting) nesta quinta-feira, 09 de março de 2017, a partir das 13h30, reunindo pesquisadores da área de Química Medicinal e correlatas para discussão aprofundada sobre estratégias usadas na descoberta de desenvolvimento de novos fármacos.

O encontro deste ano será dedicado à discussão do uso da quiminformática (área interdisciplinar que envolve a Química e a Informática) para descrever estruturas moleculares e mecanismos associados ao desenvolvimento de intervenções moleculares para o tratamento da doença de Chagas. O evento conta com apoio do projeto temático FAPESP Chagas2020, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Montanari, em execução no NEQUIMED/IQSC/USP, sob coordenação do Prof. Dr. Andrei Leitão.

Segundo informação divulgada em abril de 2016 pelo Portal da Saúde do Ministério da Saúde, estima-se que há no Brasil atualmente, pelo menos um milhão de pessoas infectadas.

“O projeto FAPESP Chagas2020 é motivado por uma necessidade não satisfeita de desenvolver soluções para enfrentar os desafios sociais para a melhoria da saúde com novos medicamentos e eficazes para a doença de Chagas, que tem tratamento inadequado”, informa Montanari. “O objetivo do projeto desafiador é integrar pesquisa transdisciplinar envolvendo grupos de pesquisa acadêmica e empresas para construir e fortalecer a criatividade e inovação estratégica em aplicações farmacêuticas e médicas dentro da área de doenças tropicais negligenciadas”, acrescenta Andrei.

“A iniciativa interdisciplinar do NEQUIMED/IQSC/USP focaliza a validação de alvos macromoleculares envolvidos na doença de Chagas, com otimização da eficácia in vitro e preparação para ensaios in vivo. A prova de conceito in vivo já identificou, preliminarmente, que a classe de compostos químicos em desenvolvimento no NEQUIMED/IQSC/USP tem ação tripanossomicida” diz Montanari.

Atualmente, as pesquisas estão focadas no estabelecimento de relações para otimizar a estrutura química de pequenas substâncias bioativas, candidatas a fármacos, para a fase pré-clínica que agora precisa da parceria privada para ser realizada.

As vagas para o evento são gratuitas, mas limitadas e as inscrições devem ser feitas através do site www.iqsc.usp.br/eventos.

Para acesso à programação, clique aqui

Texto: Sandra Zambon, Comunicação IQSC