Células a combustível: como teoria e experimento podem trabalhar em conjunto

"Esquema de conversão de água, dióxido de carbono (CO2) e nitrogênio molecular (N2) em produtos de valor agregado (por exemplo, H2, hidrocarbonetos, e amônia), usando energia a partir de fontes renováveis. A combinação de estudos teóricos e experimentais que trabalham em conjunto nos fornece uma visão das transformações eletroquímicas e orienta o desenvolvimento dos eletrocatalisadores de alto desempenho, necessários para habilitar essas tecnologias." Foto: Adaptação de Z. W. Seh et al., publicada na revista norte-americana Science (v. 355, n.6321, p.146, 2017).

A busca de fontes renováveis e de energia sustentável tem intensificado a pesquisa na área de células combustíveis, as quais já vêm sendo utilizadas em veículos e centrais estacionárias de produção de energia elétrica, porém apresentam a dificuldade de manter gás hidrogênio armazenado. Desta forma, a pesquisa nos processos de quebra da água e o uso de metano e etanol de forma direta na produção de gás hidrogênio (H2) em células combustíveis tem sido intensificada, exigindo a aplicação de catalisadores.

“O controle na reatividade e seletividade das reações depende da estrutura atômica dos catalisadores. Recentes pesquisas mostram a atuação eficiente de nanopartículas e nanoclusters [aglomerado de átomos] nesta área”, informa Larissa Zibordi Besse, que profere seminário no dia 14 de julho, às 10h, no Instituto de Química de São Carlos – IQSC.

“Devido à dificuldade na determinação estrutural de sistemas nanométricos entre 1 e 3 nanômetros, o foco do seminário será discutir algumas técnicas experimentais e teóricas empregadas na obtenção geométrica de nanoclusters de metais de transição, comumente utilizados como catalisadores, de forma que seja possível determinar e controlar suas propriedades energéticas e eletrônicas”, complementa a palestrante.

Larissa Zibordi Besse é Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa. Concluiu o mestrado no IQSC em 2015, onde também está desenvolvendo seu doutorado em Físico-Química, sob orientação do Prof. Dr. Juarez Lopes Ferreira da Silva, coordenador do Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNANO). Atua principalmente nos temas relacionados com Química Quântica, Simulação e Teoria do funcional da densidade.

Seminário
“Determinação experimental e teórica da estrutura atômica de nanoclusters”
Sra. Larissa Zibordi Besse (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)
14/7/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro B do edifício Q1 do IQSC-USP