Biocélula a combustível enzimática. Imagem: Graziela Sedenho (IQSC)

De forma geral, biocélulas a combustível enzimáticas são sistemas que convertem energia química em energia elétrica, utilizando enzimas como catalisadores.

“Esses sistemas de bioconversão de energia são interessantes devido a algumas características das enzimas, como: biocompatibilidade, alta eficiência e atividade em condições operacionais brandas e alta seletividade”, explica Graziela Cristina Sedenho. “Nas últimas décadas, estudos fundamentais e aplicados de diferentes áreas vêm sendo realizados com o intuito de entender o mecanismo de funcionamento das enzimas redox e a transferência de elétrons, desenvolver materiais eletródicos mais eficientes para a imobilização enzimática e construir dispositivos miniaturizados para aplicação prática”, acrescenta.

Na sexta-feira, dia 27 de outubro de 2017, Graziela profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) onde abordará os aspectos fundamentais e a aplicabilidade das biocélulas a combustível enzimáticas, bem como os desafios no desenvolvimento desses sistemas bioeletroquímicos.

A palestrante é graduada em Química Tecnológica pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, onde também concluiu o mestrado em Química Analítica. Desenvolve seu doutorado na área de Físico-Química sob orientação do Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho, responsável pelo Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces do IQSC.  Foi aceita em Harvard, para complementar suas atividades com os colaboradores internacionais do Grupo.

Seminário
“Biocélulas a combustível enzimáticas: bioeletroquímica para geração de energia elétrica”
Graziela Cristina Sedenho (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)
27/10/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro B do IQSC-USP