USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Gincana no IQSC incentiva a participação em Campanhas Solidárias

Imagem: CCQ com adaptação por Comunicação IQSC

A pandemia lançou um desafio à realização das tradicionais campanhas solidárias organizadas pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC), por ocasião da Semana de Recepção aos Calouros.

O formato presencial cedeu espaço para a inovação, que expandiu os limites da campanha, sem contudo, desrespeitar as normas de segurança durante este período de pandemia: a atividade passou de um dia para duas semanas e a doação pode ser feita em qualquer cidade do país. Higor Vinicius dos Santos, que integra a Comissão Organizadora da Semana (CO-SRC), informa que o objetivo é que o maior número de pessoas possível participe da atividade, estendendo o convite a todos os que desejarem participar, uspianos ou não.

A Campanhas de Doação de cabelo, sangue, medula e atualização do cadastro de doadores de medula – Gincana Solidária/IQSC – acontece de 16 a 30 de abril de 2021, entre calouros, veteranos e professores. A pontuação será atribuída de acordo com o tipo de doação realizada.

O grupo vencedor poderá escolher a instituição e o formato da doação do valor obtido na vaquinha on-line, cuja colaboração também é aberta a todos os interessados. Clique aqui para participar da vaquinha.

 

Campanhas

Julia Maria Peixe Santesso, veterana do curso e também integrante da CO-SRC, informa que “as doações poderão ser feitas de qualquer cidade, sendo necessário fotografar a doação e enviar através do e-mail ou instagram do CCQ [Centro de Convivência da Química do IQSC], informando o nome do doador e para qual grupo de destina a pontuação atribuída àquela doação”. Os grupos são: 021 (para alunos ingressantes em 2021), 020 (ingressantes em 2020) e assim para 019, 018 e 017. Há também o grupo dos professores do IQSC.

 

Doação de Cabelo
A doação de cabelo se destina a confecção de perucas distribuídas gratuitamente para pessoas que perderam seus cabelos devido a tratamento quimioterápico ou por alguma outra patologia. A peruca melhora a autoestima dos atendidos. Todas as mechas arrecadadas serão doadas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Carlos, em nome do Instituto.

Segundo a Rede Feminina do Combate ao Câncer de São Carlos, o cabelo doado precisa ter pelo menos 10 centímetros de comprimento. Estima-se que são necessárias de 4 a 6 doações para a confecção de uma única peruca.

Cabelos tingidos ou que foram submetidos a processos químicos também podem ser doados. O cabelo precisa estar seco, bem amarrado com um elástico, separado em uma única ou em várias mechas, mas não deve estar trançado.

Tire uma foto com a mecha do cabelo após o corte. Envie para ccq@usp.br informando para qual grupo deve ser atribuída a pontuação. Embale em saco plástico e envie para:

IQSC-USP
Centro de Convivência da Química (CCQ)
Caixa Postal 780
13560-970 São Carlos – SP

Serão consideradas para fins de pontuação, as doações recebidas pelo correio até 30 de abril de 2021.

 

Doação de sangue
Cada doação coleta cerca de 450ml de sangue e pode salvar até 4 vidas. Uma unidade de sangue total doado pode ser fracionada em: concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. Todos os tipos sanguíneos são importantes para a Campanha.

Segundo o site da Fundação Pró-Sangue, do Hemocentro de São Paulo, além de apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial, são algumas condições básicas para a doação:
– estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 kg;
– ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização;
– estar descansado e alimentado, devendo evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não terem ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses, estar grávida ou com sintomas de resfriado;
– Coronavírus: candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos); profissionais da saúde e candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional), com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue; e candidatos que foram vacinados contra Covid-19 só podem doar: 48 horas após cada dose da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan) e 7 dias após cada dose da vacina Oxford (AstraZeneca/Fiocruz).

As recomendações acima podem variar quanto ao enrijecimento dos requisitos e impedimentos conforme o local em que será feita a coleta. Sugerimos que os voluntários busquem orientação antes de se deslocarem até o local da doação.

Homens podem doar sangue até 4 vezes ao ano, com intervalo de 60 dias. Já as mulheres podem colaborar 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Interessados em saber quem pode receber seu sangue e que tipo de sangue você pode receber, acesse quem doa pra quem.

Em São Carlos, a doação pode ser feita junto ao Banco de Sangue da Santa Casa, localizada na rua à Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 535, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e aos sábados das 8 às 11 horas. Agende o horário de doação através do telefone: (16) 3509-1230 ou pelo whatsapp (16) 9.9104.6748, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

Veja abaixo as condições para a doação definidas pelo Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos.

Imagem: Santa Casa de São Carlos

 

Cadastramento de Doadores de Medula Óssea

A medula (ou “tutano” como é popularmente conhecida) ocupa o interior dos ossos e é responsável pela produção das células do sangue: leucócitos (glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo), hemácias (glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio) e as plaquetas (compõe o sistema de coagulação do sangue). Quando a medula se torna doente ou deficitária e os tratamentos convencionais não apresentam resultado, recorre-se ao transplante de medula, que é a substituição das células doentes por células normais para a reconstrução de uma nova medula.

Imagem: Redome

A leucemia, linfoma e mieloma são algumas das cerca de 80 doenças em diferentes estágios passíveis de tratamento através desse procedimento. Segundo o Hemocentro da Unicamp, “estima-se que a chance de se encontrar um doador compatível seja de 1 em 100 de doadores aparentados [do grupo familiar] e 1 em 100 mil não aparentados”.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são condições para se tornar um doador: ter entre 18 e 55 anos de idade; não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

O cadastro é feito com a retirada uma pequena quantidade de sangue (5 ml) do candidato a doador. Os dados coletados e o tipo de HLA (exame de histocompatibilidade que identifica as características genéticas de cada indivíduo) serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), vinculado ao Instituto Nacional de Câncer (INCA). Quem já fez a doação uma vez não precisa repeti-la.

Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o doador é consultado para decidir quanto à doação. Para seguir com o processo serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde. Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação de medula. A medula do doador estará inteiramente recomposta em poucas semanas.

Para saber as cidades que fazem cadastramentos de doadores, acesse (clicando aqui) a relação emitida pelo REDOME e informe-se sobre o horário de funcionamento e possibilidade de agendamento. São Carlos não faz cadastramento de doadores de medula. As campanhas realizadas no IQSC em anos anteriores contaram com o apoio presencial do Hemonúcleo Regional de Jaú, vinculado ao Hospital Amaral Carvalho.

Fotografe o doador no posto de coleta e envie para ccq@usp.br informando o grupo para o qual a pontuação deve ser atribuída.

Saiba mais clicando aqui.

 

Atualização do cadastro de doadores de medula

O cadastro para doação de medula é feito apenas uma vez e permanece ativo até o doador completar 60 anos de idade.

Segundo a AMeO – Associação de Medula Óssea, a desatualização dos dados cadastrais, como endereço e telefone de contato, é um grande fator de atraso ou impossibilidade da realização dos transplantes.

Manter as informações atualizadas é simples. Basta acessar o site do REDOME, clicando aqui.

Para serem computados os respectivos pontos nesta Gincana organizada pelo IQSC-USP é necessário enviar o comprovante de atualização dos dados através do e-mail ccq@usp.br e informar o grupo para o qual a pontuação deve ser destinada.

 

Entrevista

José Augusto Micheletti Burgarelli, concluiu sua graduação no IQSC, onde também fez seu mestrado.  Quando ingressou no Bacharelado em Química em 2013, participou da campanha de Doação de Medula.  Foi chamado para ser doador e nos conta sua experiência:

Quando e onde você fez seu cadastro como candidato a doador de medula óssea? Como foi?

 

 

Como você foi contatado e como se sentiu? 

 

 

O(A) receptor(a) é brasileiro(a)?  Sabe se ele(a) se recuperou?

 

 

Como você se sentiu – física e emocionalmente – após a doação?  Faria novamente?

 

 

Qual sua mensagem para quem ainda tem dúvida?

 

 

 

Contato da CO-SRC: src@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC
Contato: (16) 3373-8831

 

Leia também:
A Recepção dos Calouros do IQSC está cheia de novidades!

Última atualização: 19 de abril de 2021
Notícia cadastrada por Sandra Zambon
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.