USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Semana de Química começa nesta segunda-feira e traz programação diferenciada

Começa nesta segunda-feira, 21 de outubro, e encerra na sexta-feira, dia 25, a vigésima segunda edição da Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues”, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. Neste ano, em consonância com deliberação da Organização das Nações Unidas, a temática presta homenagem aos 150 anos da tabela periódica dos elementos químicos e também aos 25 anos do Instituto de Química de São Carlos.

A programação está bastante diversificada, com palestras, mesas redondas, minicursos, visitas técnicas, exposições, inauguração, programação cultural e outras surpresas.

As atividades desta segunda-feira, serão no saguão e anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC-USP. O credenciamento dos participantes terá início às 8h30 e a cerimônia de abertura será às 9 horas, com a presença de autoridades da instituição.

A palestra de abertura será  Alguns aspectos históricos da construção da Tabela Periódica  com a professora Maria Helena Roxo Beltran, será às 9 horas e tratará sobre aspectos que levaram o professor Dimitri Mendeleev à proposição da tabela periódica.

A partir das 10h40, o Dr. Michael Murgu da empresa Waters Technologies, falará sobre Espectrometria de massas – conceitos, evolução e aplicações. Esta técnica foi desenvolvida no início do século XX e atualmente é utilizada para a análise e aplicações de rotina em diferentes áreas de pesquisa.

A Química é uma ciência que possibilita um vasto campo de atuação: alimentos, gestão de qualidade, materiais, ambiental, medicinal, são alguns poucos exemplos. Além disso, cada profissão relacionada com a Química (Engenharia, Bacharelado, Licenciatura, …) tem atribuições específicas estabelecidas por lei. A palestra Campo de atuação do profissional da Química  que acontecerá às 14 horas e será proferida pela Sra. Juliana Posca, representante do Conselho Regional da Química – IV região, tratará sobre o assunto.

Mural comemorativo

O mural comemorativo dos 25 anos do Instituto de Química de São Carlos será inaugurado às 15h30 no saguão térreo do edifício Q1. A obra só será vista pelo público no momento de sua inauguração. O trabalho, que mede 1,70m de altura por 3,30m de comprimento foi produzido pela química e artista plástica Lisete Maria Luiz Fischer, professora universitária que atua na área de ensino de química e arte cerâmica e promove oficinas de cerâmica, com ênfase em massas murais e raku, coberturas vítreas e pigmentos.

Apresentação musical

Na sequência haverá a apresentação de Eduardo Santangelo. Músico, realizou estudos em diversas instituições, incluindo a Arizona State University nos Estados Unidos. Venceu do ProAC 2010, prêmio oferecido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A apresentação ao piano será no Espaço Primavera localizado no térreo do edifício E1 da Escola de Engenharia de São Carlos, após a qual será servido um coquetel.

Exposições

A exposição  Nossa história: ontem e hoje – 25 anos do IQSC  conta a trajetória da produção intelectual do Instituto, através de infográficos e foi elaborada pela equipe da biblioteca do IQSC, onde está exposta no piso térreo e permanece até o dia 31 de outubro.

Dados levantados na Biblioteca Digital de Produção Intelectual da USP serviram de base para a mostra. Foto: Sandra Zambon

Capturando o mundo atômico são imagens inscritas no concurso fotográfico de mesmo nome, e propõe estimular a visão e percepção sobre a importância da Química no nosso dia a dia. A exposição está disponível no saguão térreo do edifício Q1 do IQSC. A imagem vencedora será conhecida no dia 25 de outubro, durante o encerramento da Semana de Química.

As pinturas feitas pelos alunos da disciplina Laboratório de Química Inorgânica Tecnológica, também estarão à mostra no saguão térreo do edifício Q1 do IQSC. “Na prática estudamos a origem química das cores através da síntese de pigmentos inorgânicos, como: azul da prússia, laranja de crômio, amarelo de crômio, vermelho de antimônio e verde de brunswick. Esses pigmentos foram utilizados para pintar as telas pela técnica de têmpera”, informou o pesquisador Danilo Manzani, professor da disciplina.

Nanoarte são imagens de estruturas naturais ou sintéticas com características dimensionadas na escala nanométrica, que são observadas em laboratórios científicos por técnicas de microscopia eletrônica ou por sonda de varredura. A coloração das imagens obtidas é feita artificialmente, através de aplicativo. As imagens expostas foram produzidas no laboratório do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos. Durante a Semana de Química, os trabalhos podem ser vistos no saguão térreo do edifício Q1 do IQSC.

Foto: Sandra Zambon

Cápsula do tempo

No dia 25 de outubro será fechada uma cápsula do tempo para ser aberta em 2044. Os interessados em deixar uma lembrança relacionada à instituição para ser incorporada à cápsula devem procurar orientação junto à Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC através do e-mail ccex@iqsc.usp.br, até o dia 23 de outubro, quarta-feira.

Campanha solidária

Durante a Semana haverá também a arrecadação para a campanha  Atitude de Carinho para Alimentar um Focinho, que recebe doação de ração para cães e gatos. As contribuições podem ser depositadas na biblioteca do IQSC-USP.

Toda a programação foi elaborada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, presidida pela professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende e pela Comissão Organizadora Discente pode ser acessada clicando aqui.  A programação integra a Semana USP de Ciência e Tecnologia e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Inscrições para as palestras: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Contato: (16) 3373-8272 ou ccex@iqsc.usp.br ou eventos@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (IQSC)

Notícia cadastrada por Sandra Zambon
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.