Você conseguiria explicar sua pesquisa para a sua avó?

Foto: Irã Gallo/Arquivo pessoal

Biomarcadores, espectrometria de massas, eletroforese capilar, exossomos, curvas de calibração e limite de detecção. Calma, não se apavore! Os nomes são apenas alguns termos científicos utilizados em pesquisas da área de química. Complexos à primeira vista para quem não é do ramo, esses e outros conceitos presentes no universo dos pesquisadores poderão ser compreendidos por qualquer pessoa, inclusive a sua avó, se depender de um novo projeto lançado pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Batizado de “Na Banca com a Vovó”, a iniciativa estimula alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Instituto a divulgarem vídeos sobre seus trabalhos de um jeito lúdico, respondendo às dúvidas que suas avós possivelmente teriam ao vê-los apresentar as pesquisas. Com a utilização de recursos audiovisuais, teatro e muito humor, os participantes ainda aproveitam para mostrar um pouco dos estudos realizados na Instituição, estreitando a relação entre a USP e a sociedade.

Os vídeos serão divulgados mensalmente no canal do projeto no Youtube. Para que a ideia saísse do papel, foi preciso uma verdadeira força-tarefa, afinal, são inúmeras as funções desempenhadas pelos participantes: roteiro, gravação, figuração, edição, redes sociais e, claro, a atuação da querida avó, interpretada pela professora do IQSC Maria Olímpia Rezende, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do Instituto e uma das supervisoras da atividade.

“Muitas etapas fazem parte do desenvolvimento de uma pesquisa antes que seus resultados cheguem à sociedade. Essas fases são difíceis de explicar para quem não é da área, pois utilizamos uma linguagem científica. Com o projeto, esperamos transmitir esse conhecimento de forma que todos compreendam sua importância, afinal, é para o público em geral a quem devemos nosso trabalho, pois é a sociedade que irá usufruir das novas descobertas”, explica Maria Olímpia. Esse é o primeiro projeto de divulgação científica organizado por estudantes de pós-graduação do IQSC: “O processo de pesquisa fica muito mais humanizado, pois o foco se torna a pessoa, que passa a entender como o trabalho desenvolvido poderá ajudá-la em sua vida”, complementa a docente.

O primeiro vídeo do projeto será divulgado na próxima quarta-feira, dia 23 de outubro, durante a XXII Semana da Química “Prof. Edson Rodrigues” (SEMAQ). A exibição ocorrerá na mesa-redonda sobre divulgação científica, marcada para às 10h40, no anfiteatro térreo do edifício Q1, do IQSC. Os organizadores do “Na Banca com a Vovó” convidam novos alunos de pós-graduação interessados em divulgar suas pesquisas de maneira simples, clara e didática a se juntarem à equipe. Para isso, basta obter a autorização do orientador e entrar em contato pelo e-mail nabancacomavovo@gmail.com.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do IQSC/USP

Na Banca com a Vovó