Diretor do CNPEM vem ao IQSC falar sobre um dos projetos brasileiros mais avançados do mundo

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe amanhã, 30 de outubro, o cientista Antônio José Roque da Silva, Diretor Geral do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

O pesquisador profere seminário às 16 horas quando abordará a nova fonte de luz síncrotron brasileira – Sirius – um projeto totalmente nacional que está sendo desenvolvido no CNPEM. “Esta será uma das maiores e mais complexas infraestruturas científicas já construídas no país, uma das primeiras máquinas de quarta geração e um dos projetos mais avançados do mundo”, afirmou o cientista, que complementou: “Sirius abrirá enormes oportunidades para o estudo de materiais – orgânicos e inorgânicos – com grau de detalhe sem precedentes, fornecendo ferramentas de pesquisa de ponta inexistentes hoje no Brasil”. A palestra apresentará uma visão geral do CNPEM e as principais características, potencialidades e status do projeto Sirius.

O palestrante é cientista do Instituto de Física da USP, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Diretor Geral do CNPEM e do Projeto Sirius. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, classe Comendador. Tem interesse na área de física da matéria condensada e física atômica e molecular, principalmente na simulação computacional e cálculos de estrutura eletrônica e propriedades de transporte eletrônico, com foco na área de nanoestruturas.

A atividade integra o Ciclo de Palestras Química às 16 (Q16), coordenado pelos cientistas Danilo Manzani e Fábio Henrique Barros de Lima e é aberta a todosos interessados gratuitamente. O Q16 discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas.

“O CNPEM e a nova Fonte de Luz Síncrotron Brasileira, Sirius”
Antônio José Roque da Silva (CNPEM)
30/10/2019, quarta-feira, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP