Sobre biopolímeros nanoestruturados e nanopartículas para conversão ascendente de energia

Fibras de celulose bacteriana. Foto: UNESP-Araraquara, com adaptação

O seminário “Biopolímeros nanoestruturados e nanopartículas para conversão ascendente de energia ou, onde Química Inorgânica, Física da Matéria Condensada e Ciência dos Materiais se encontram” acontece no dia 03 de outubro de 2018, quarta-feira, às 16 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos – USP, tendo como palestrante o professor doutor Sidney José Lima Ribeiro.

“Neste seminário mostraremos numa primeira parte os principais resultados obtidos em Araraquara utilizando biopolímeros nanoestruturados (celulose bacteriana, fibroína de sêda e biopolímeros à base de óleo de mamona). Na segunda parte apresentaremos resultados envolvendo nanopartículas apresentado o fenômeno de conversão ascendente de energia. Em ambas partes serão apresentadas aplicações em nanofotônica e biomedicina”, informou o palestrante.

O convidado é pesquisador do Departamento de Química Geral e Inorgânica da Unesp de Araraquara, membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. Além disso, é coordenador da área de Química da FAPESP e Vice-Coordenador do Instituto Nacional de Fotônica (InFO).

A palestra integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16 horas (Q16), que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, suas atividades são abertas a todos os interessados gratuitamente e a coordenação é dos professores doutores Fabio Henrique Barros de Lima e Danilo Manzani.

A participação no seminário é gratuita e aberta aos interessados mediante inscrição no site www.iqsc.usp.br/eventos, onde também pode ser obtido um resumo do evento.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Foto: IQ-UNESP-Araraquara, com adaptação

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva