Peróxido de hidrogênio no tratamento de efluentes

Qualquer líquido ou gás produzido nas diversas atividades humanas e que são descartados na natureza são chamados de efluentes. Uma reação química importante para tratar os efluentes poluentes é a oxidação de compostos orgânicos, que gera moléculas mais simples, mais fáceis de serem tratadas. Muitas vezes a decomposição natural desses poluentes pode ser muito lenta ou gerar moléculas ainda mais tóxicas e, assim sendo, procuram-se novas alternativas para um tratamento mais eficiente.

Leandro Cesar Trevelin é doutorando junto ao Instituto de Química de São Carlos e estuda o uso de peróxido de hidrogênio na aplicação em processos de oxidação de moléculas orgânicas poluentes. Na terça-feira, dia 13 de março, às 14 horas, Leandro falará sobre o assunto em seminário aberto a todos os interessados. “A síntese de peroxido de hidrogênio é muito importante para a aplicação em processos de oxidação de moléculas orgânicas poluentes. Como fonte de liberação de radicais hidroxila em processos oxidativos avançados há a necessidade de ajuste de parâmetros da reação para que se alcance o melhor rendimento de acordo com o tipo de efluente orgânico escolhido”, informa.

O palestrante possui Mestrado em Química pela USP e desenvolve seus estudos sob orientação do Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza, coordenador do Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA). Atua também junto aos seguintes temas: eletrodos de difusão gasosa, grafeno e óxidos bimetálicos.

Seminário
“Eletrodos de difusão gasosa modificados visando a eletrossíntese de peróxido de hidrogênio (H2O2) in situ
Leandro Cesar Trevelin (IQSC-USP)
13/03/2018 – terça-feira, 14 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP