Análise de biomassa e polímeros por Espectroscopia de RMN

Com o avanço tecnológico e industrial tem aumentado o controle de produtos e processos visando otimizar o uso de recursos, garantir qualidade e minimizar ações pouco sustentáveis. Podemos citar como exemplo processos de conversão de biomassa em biocombustíveis, como o etanol de segunda geração.

Segundo William Marcondes Facchinatto, uma das técnicas utilizadas para a análise de biomassa “e caracterização de compostos orgânicos a partir da biomassa de plantas, animais, fungos, algas, entre outros, seja em seu estado original ou do material processado, é a Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) no estado sólido”. Uma das maiores vantagens desta técnica, informa William, “é a sua natureza não-destrutiva, o que possibilita manter a integridade das amostras para análises futuras”.

Na sexta-feira, dia 10 de novembro de 2017, William profere um seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) onde “serão apresentados e discutidos os fundamentos das principais técnicas de RMN no estado sólido que dão origem aos espectros de alta resolução”. Serão apresentados também exemplos de caracterização de biomassas e polímeros no estado sólido.

O palestrante é Bacharel em Química com ênfase em Materiais pelo IQSC-USP. Realizou estágio de Pesquisa & Desenvolvimento no Laboratório de Físico-Química do Centro de Pesquisa e Inovação da Rhodia em Paulínia-SP. Obteve o título de Mestre em Físico-Química no IQSC.

Em 2017 publicou, juntamente com outros pesquisadores, o capítulo “Chemically modified chitosan derivatives” (Derivados de quitosana quimicamente modificados), que integra o livro “Chitosan based materials and its applications“, terceiro volume da série “Frontiers in Biomaterials”, editado pela Bentham Science Publishers.

Desenvolve seu doutorado sobre preparação de biopolímeros e caracterização por RMN em alto e baixo campo junto à Embrapa Instrumentação, através do Programa de Pós-Graduação em Físico-Química do IQSC, sob orientação do Dr. Luiz Alberto Colnago.

Seminário
“Análise de Biomassa e Polímeros por Espectroscopia de Ressonância Magnética no Estado Sólido”
William Marcondes Facchinatto (IQSC-USP)
10/11/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro B do IQSC-USP