Uma epidemia silenciosa

A palestra “Suicídio: uma epidemia silenciosa” será realizada nesta quinta-feira, 19 de setembro, as 12h30, na biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e integra a Campanha Setembro Amarelo.

Letícia Assis, aluna do IQSC e integrante do Centro de Convivência da Química (CCQ), explicou o que levou os alunos a proporem a realização de Campanha durante o mês: “O Setembro Amarelo realizado pelo CCQ, teve como principal motivação a necessidade de se falar sobre o suicídio e saúde emocional. Nós sabemos que essas duas questões estão intimamente ligadas, porém pouco se fala sobre, uma vez que a primeira é um tabu na sociedade e a segunda muitas vezes é negligenciada”.

“Ao acompanhar o dia a dia dos estudantes e presenciar como a saúde emocional pode ser abalada no ambiente universitário, vimos a necessidade de mostrar para todos a importância de cuidar da mente e preservar a vida”, complementou a aluna.

Estarão conduzindo a atividade os psicanalistas Flaisa Pinheiro Tomaz, Jesley de Araújo Tomaz e Daniela Fornaciari, membros do coletivo “Psicanálise de Rua São Carlos“, que abordarão o meio acadêmico e também: os tipos de suicídio; o impacto do suicídio na sociedade e como a política, a economia e o social podem influenciar.

A atividade é realizada pelo CCQ, Comissão de Graduação e biblioteca do IQSC-USP, que somaram propostas e realizam as atividades com o apoio da unidade e também externo.

A participação é aberta a todos os interessados, gratuitamente e estará disponível para o aplicativo Entreartes.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP