Cerca de 500 estudantes de escolas públicas vivenciam ciência no IQSC/USP por meio do Projeto EducAção

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) recebeu, por meio do Grupo EducAção/IQSC/USP, a visita de 477 estudantes no primeiro semestre de 2025. O Grupo EducAção é uma iniciativa de formação docente e extensão universitária vinculada ao IQSC/USP, que promove atividades de divulgação científica com escolas públicas. No total foram dezoito visitas e dez escolas públicas atendidas neste semestre, sendo uma escola de Ibaté-SP, sete escolas de São Carlos-SP e duas escolas dos distritos São-Carlenses de Santa Eudóxia e Água Vermelha.
As visitas à USP acontecem na área 2 do campus de São Carlos, onde os estudantes conhecem o prédio e o acervo da Biblioteca da Prefeitura do Campus Administrativo da USP São Carlos (PUSP-SC), o laboratório de pesquisa do Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais (GPEA/IQSC) e participam de uma palestra interativa sobre a pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Eletroquímica Interfacial e Ambiental (LEqI/IQSC). Dependendo do itinerário da escola, a visita pode se estender, incluindo a vivência de almoçar no restaurante universitário e mais duas atividades: um escape room temático de química, e um “passa ou repassa” sobre temas científicos. Ambas as atividades são dinâmicas e ajudam a fixar o conteúdo aprendido ao longo do dia, além de manter o caráter interativo da visita.
As atividades da visita são pautadas na divulgação científica da USP. A palestra interativa possui vários roteiros, cada um relacionado a um laboratório de pesquisa do IQSC. Já o escape room traz como plano de fundo o Grupo de Inteligência Artificial da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Com a visita ao laboratório do GPEA, os alunos podem ver, na prática e de forma acessível, a ciência acontecendo na universidade.
O intuito das visitas é aproximar a USP dos estudantes de escolas públicas, pois muitas vezes eles desconhecem o caráter público das universidades. Outro objetivo é instigar os estudantes a cursarem uma universidade pública no futuro, apresentando a eles alguns dos espaços que a compõe e as atividades que remetem ao tripé da USP: ensino, pesquisa e extensão. Os bolsistas PUB conversam com os visitantes sobre as formas de ingresso na USP, o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil, e as bolsas de trabalho do Programa Unificado de Bolsas.
As visitas são gratuitas para os estudantes e as escolas públicas e são financiadas pela FAPESP, pelo CNPq e pela USP. Os recursos do projeto são utilizados para custeio do transporte, alimentação dos alunos e manutenção dos equipamentos.
Financiamentos:
Processo FAPESP 2022/05934-0 – “EducAção: grupo de desenvolvimento profissional como estratégia para melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica”.
Projeto Temático FAPESP Processo n. 2022/12895-1 – “Processos avançados para a degradação de poluentes emergentes: materiais catalíticos, sensores eletroanalíticos e divulgação científica”.
Projeto CNPq Processo 304087/2021-1 – “Estudo da contribuição de atividades de Divulgação Científica da universidade pública para a formação do espírito científico”.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP