USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Pesquisadora do IQSC recebe prêmio de melhor pôster em congresso internacional da SBBq

O evento ocorreu em Águas de Lindóia, durante os dias 17 e 20 maio | Foto: Arquivo pessoal

Noeli Melo se destacou com um trabalho que explora a interação direta entre HEP1 e HSPA5

A pós-doutoranda Noeli Melo, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, sob orientação do professor Júlio César Borges, recebeu o prêmio de melhor pôster no 54º Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), realizado entre os dias 17 e 20 de maio em Águas de Lindóia (SP). O reconhecimento foi concedido pelo trabalho intitulado “HEP1: More than an interactor – The role of the flexible C-terminal in protecting HSPA5 against aggregation”.

O estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e contou com a colaboração do professor Harm H. Kampinga, da University Medical Center Groningen (UMCG), nos Países Baixos.

Sobre a pesquisa

Utilizando diferentes técnicas de laboratório, a equipe demonstrou, pela primeira vez, a interação direta entre HEP1 – uma pequena proteína – e a chaperona HSPA5 – uma proteína que auxilia outras a adquirirem uma estrutura correta, evitando o acúmulo proteico de forma prejudicial e contribuindo para o bom funcionamento celular.  

A HSPA5, em especial, é fundamental para o funcionamento de outras proteínas e está associada a doenças como o câncer e distúrbios neurodegenerativos. Os resultados do estudo revelaram que, uma região específica da HEP1 é capaz de impedir que a HSPA5 forme agrupamentos quando a célula é exposta ao calor, permitindo identificar a HEP1 como uma “ajudante”, ao proteger a chaperona de danos causados por estresse celular.

Letícia Reis, da Fontes Comunicação Científica